Ano novo, dívida, finanças, mulheres

Ano novo, dívida velha: 6 mulheres que podem te ajudar com as finanças

Com a chegada de um novo ano, as dívidas do interior e contas carimbadas de início do ano pesam no bolso das famílias

Por Mariana Oliveira

05|01|2023

Alterado em 06|01|2023

Vai ano e vem ano e as dívidas são sempre as mesmas: o acúmulo dos gastos do fim do ano. A chegada de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), material escolar. Tudo isso, simultâneo com as despesas corriqueiras (água, luz e alimentação) que preocupam e apertam o orçamento das famílias, principalmente, das mulheres.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada em 2022, mostrou que 80,9% das mulheres estão endividadas. A falta de conhecimento em gestão financeira, e as desigualdades sociais, podem fazer com que mais mulheres se endividem.

Como forma de auxiliar no controle de gastos, economizar e descobrir formas de negociar dívidas, listamos seis mulheres negras que promovem lições de economia na internet (de graça) e podem te ajudar com as finanças. Confira!

Nath Finanças

A orientadora financeira e administradora Nathália Rodrigues conquistou espaço na internet como criadora de conteúdo digital. Conhecida como Nath Finanças, ela compartilha conteúdos focados em educação financeira para pessoas de baixa renda em seu canal do youtube e redes sociais.

Tem como lema “Finanças reais para pessoas reais”. Dessa forma, prepara seu conteúdo com linguagem acessível. Explica desde a importância da educação financeira, como usar o cartão de crédito à tipos de investimento.

Em 2021, a carioca foi a única brasileira no ranking das 50 maiores lideranças, da revista americana Fortune.

Grana Preta

Amanda Dias é uma jornalista especializada em economia. Em seu canal no Youtube, traz saberes sobre vida financeira de uma forma descomplicada e com conhecimentos ancestrais para uma “emancipação financeira”.

Amanda explica sobre siglas bancárias e outras questões relativas ao mercado, que atormentam nosso cotidiano, fala também sobre economia doméstica, temas sempre focados na independência financeira de mulheres negras.

Atila Lima Finanças

A educadora financeira Átila Lima, a “Rainha Das Finanças”, compartilha em sua página do instagram dicas para controle financeiro. Recentemente criou um grupo no Whatsapp focado na organização financeira para o ano de 2023. No programa disponibiliza aulas diárias de planejamento e formas para sair das dívidas.


Nath Amaral Finanças

Mais uma Nath administradora e especialista em finanças e contabilidade na lista. Nathalia Amaral divide nas redes sociais dicas para mulheres organizarem finanças pessoais e para mulheres autônomas.

A partir de suas experiências, acredita que a educação financeira é importante para a qualidade de vida. Compartilha sua expertise para que, assim também, mais mulheres tenham empoderamento sob suas finanças pessoais.


 Afroricas Lab

A plataforma Afroricas Lab disponibiliza curadorias, ferramentas digitais de autogestão para mulheres e profissionais negras de forma gratuita. Os materiais disponíveis são adaptáveis para cada realidade.

Além da ajuda com orientações financeiras, a plataforma compartilha conteúdos, vagas e possui um espaço para cadastro de currículo no banco de talentos do site.

NoFront

Comandado pela economista Gabriela Chaves, a plataforma digital carrega a experiência de jovens, negras e periféricas. Gaby discute educação financeira para a população preta de forma descomplicada.

No seu canal do Youtube realiza lives tirando dúvidas e trazendo debates com convidados sobre carreira e a relação individual com o dinheiro.