No dia 5 de junho foi a rede TVT publicou mais uma edição do programa Entre Vistas, conduzido pelo jornalista Juca Kfouri. Desta vez, o entrevistado foi Danny Glover, ator, diretor e ativista norte-americano. E Semayat Oliveira, cofundadora e integrante do coletivo Nós, mulheres da periferia, foi uma das entrevistadoras.

Danny é conhecido por protagonizar o clássico do cinema Máquina Mortífera, além de ser um militante antirracista e de direitos humanos nos Estados Unidos.

Em uma hora de entrevista, Semayat fez questões que levaram o ator a se aprofundar sobre as tensões políticas com um recorte racial. Ele falou sobre a importância da população negra ocupar cada vez mais espaços de decisão, no Brasil e no mundo.

Além disso, reforçou ser fundamental criar narrativas alternativas e positivas por e para a população preta, apontando a mídia como uma ferramenta potente e, ao mesmo tempo, perigosa.

“O problema central da democracia no mundo, neste país, no hemisfério, o problema central é o racial, e ponto”, afirmou. “Mais de 100 anos depois da abolição ainda falamos sobre a questão da raça, e isso não vai parar, não importa a ideologia. Se não centralizamos a questão da raça, perdemos o foco.”

Assista a entrevista na íntegra. 

Temas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *