No fim de semana vai rolar o Lollapalooza, mas para quem tá com o orçamento curto, ou simplesmente não tá afim, há festivais e feiras periféricos que podem ser boas alternativas de lazer e cultura. Bora conferir?!

Quebrada Cultural

No sábado, 26 de março, o Jardim Ibirapuera,  zona sul de São Paulo, recebe o Quebrada Cultural, evento que marca o lançamento do ponto de cultura Bloco do Beco e as comemorações por suas duas décadas de história.

Mulheres do GAU durante atividades.

Crédito: Divulgação Mulheres do GAU

A proposta é que o grupo de maracatu Baque Atitude convide e receba atraçōes culturais e periféricas para uma grande festa no espaço todo último sábado do mês. A partir das 15h acontecem diversas apresentações musicais, com o Bloco Afro É di Santo, Jongo dos Guaianás, dentre outros. 

Inadequadas

Na zona leste rola no sábado (26) o Festival das Inadequadas no Viveiro Escola Mulheres do GAU, das 10h às 16h. 

O encontro terá a presença das Promotoras Legais Populares e contará ainda com a venda de produtos orgânicos, artesanatos, comidinha direto da horta do coletivo, além de boa música. 

O Viveiro Escola Mulheres do GAU fica na rua Papiro do Egito, 100B, em União de Vila Nova, em São Miguel Paulista. 

Juntas na Luta

Mulheres do Juntas na Luta.

Também na zona leste, em Guaianases, acontece o Sarau Junte-se na Luta, no sábado (26), às 14h, na Biblioteca Cora Coralina. O evento será o primeiro do projeto Kombi Margarida Maria Alves do coletivo Juntas na Luta, que pretende circular pela cidade com atividades artísticas que refletem sobre a questão de gênero. 

O sarau terá a participação da DJ Bia Sankofa, Coletiva FemiSistahs e haverá o lançamento do livro Amandla, de Sheyla Melo, contando a história de Richard David, um importante artista e militante na história de Guaianases.

A biblioteca recebe também um stand de roupas Pólen Pólis, da figurinista Nica Maria, além de uma banca de troca de roupas. A biblioteca está localizada na Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, em Guaianases

Empreendedorismo

Em Itapecerica da Serra, município da região metropolitana de São Paulo, acontece no Largo da Matriz a Feira de Empreendedorismo Feminino, destacando o protagonismo de mulheres em negócios de gastronomia, artesanato, dentre outras. O evento terá apresentações musicais ao longo do dia 26 de maro, a partir das 10h. O Largo da Matriz está localizado na região central de Itapecerica da Serra.

Feira do Livro Periférico

Até sábado, dia 26, a FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo ) realiza a Feira do Livro Periférico em parceria com a Ação Educativa, com venda de publicações de escritoras e escritores das periferias da cidade, como o livro “No corre da poesia” de Emerson Alcade, do Slam da Guilhermina, e “Reflexões Periféricas”, escrito por trinta autoras e autores do Centro de Estudos Periféricos da Unifesp.

 

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.