Bíblia, Cristianismo, Jair Bolsonaro, Eleições 2022

O que a Bíblia diz: versículos para refletir até o segundo turno

A advogada e cientista social Juliana Maia explica, por meio de versículos bíblicos, como atitudes do atual presidente não condizem com a conduta cristã.

Por Mariana Oliveira

28|10|2022

Alterado em 29|10|2022

A advogada, cristã e cientista social Juliana Maia Victoriano, em sua página do instagram, criou a série “Verdades do Éden”, que explica política a partir dos ensinamentos presentes na Bíblia. Em parceria com o Nós, Mulheres da Periferia produziu uma série de vídeos comentando falas do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) a partir de versículos bíblicos

Juliana, e outras mulheres cristãs e pesquisadoras avaliam que os discursos do presidente são utilizados como forma de propagar preconceito e intolerância. Para Gisele Cristina Pereira, liderança do grupo Católicas pelo Direito de Decidir, especialista e mestre em Ciência da Religião, esse apelo está desvinculado da mensagem de Cristo e “apegado a moralidades e doutrinas e não nos princípios cristãos de fato”.

Confira abaixo alguns versículos bíblicos que se contrapõem às falas utilizadas pelo presidente.

Isaías 10: 1 – 2

Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades, para prejudicarem os pobres em juízo, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, e para despojarem as viúvas, e para roubarem os órfãos!

Mateus 12: 34 – 37

Raça de víboras, como podeis vós dizer coisas boas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.

Deuteronômio 16:19

Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno, porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e perverte as palavras dos justos.