criança indígena olha para o horizonte

Eleições 2022: estudante indígena reivindica educação pública plural

Maria Clara Tumbalalá participou, junto a outras 19 meninas de todo Brasil, da elaboração do Manifesto Meninas Decidem, que reivindica educação pública de qualidade no contexto do ano eleitoral. Confira a entrevista!

Por Beatriz de Oliveira

20|09|2022

Alterado em 20|09|2022

“Educação transforma, mas também deve ser transformada
Não quero mais uma educação da elite branca, que dita as regras do jogo
Eu quero uma educação do povo, das minorias, que sofreram e sofrem todos os dias
Precisamos mudar, nos adaptar às diferentes realidades
Quem nos ensinou que só existe uma verdade?
A educação é como água que se adentra na terra, que alimenta a raiz
Ela é a fonte para mudar o país
Em um país onde a bala come mais que a população, eu escolho me alimentar de livros”

O poema é de Maria Clara Tumbalalá, indígena do povo Tumbalalá da cidade de Abaré, ao norte da Bahia. Quando o Nós, mulheres da periferia conversou com a jovem de 18 anos, fazia menos de uma semana que ela havia iniciado o curso de Direito na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para isso, passou a morar em Feira de Santana, no mesmo estado.

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Maria Clara Tumbalalá é estudante de Direito.

©arquivo pessoal

A vontade de se formar em Direito veio a partir de um projeto que participou em sua comunidade sobre direitos indígenas. Pegou gosto e começou a pesquisar mais sobre o assunto. O fato das responsáveis pela atividade serem mulheres indígenas fez a diferença: ao se espelhar nelas Maria Clara sentiu que seria capaz de entrar em uma faculdade, algo que até então não estava em seu horizonte.

A valorização da educação se interliga com as expectativas da jovem para as eleições deste ano, cujo primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro. Para Maria Clara, o voto deve ser usado para escolher nomes que a representem.

“Como é que eu vou me sentir segura como menina indígena se não tem uma indígena lá para falar por mim, se não tem uma pessoa que conheça a minha realidade?”, questiona.

Somente em 2018 uma mulher indígena passou a fazer parte do Congresso Nacional, trata-se da deputada federal Joênia Wapichana.

Maria Clara participou, junto a outras 19 meninas de todo Brasil, da elaboração do Manifesto Meninas Decidem, que reivindica educação pública de qualidade no contexto do ano eleitoral. Entre as demandas abordadas no documento estão uma educação antirracista, anti-capacitista, anti-machista e anti-LGBTQIA+fóbica. Além da garantia do bem-estar dos alunos na escola e no trajeto. O manifesto foi articulado pela Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala (Rede Malala), que se refere à ativista paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel da Paz por defender o direito de mulheres terem acesso à educação.

“A educação ocupa um papel importantíssimo para o desenvolvimento de um país. Queremos outro modelo de desenvolvimento, que coloque o cuidado com as pessoas e com a natureza em primeiro lugar. Sonhar com uma educação que seja plural e acessível é fundamental, porque é impossível chegar a algum lugar que não tenha sido sonhado anteriormente”, diz um trecho do manifesto.

A educação deve se adaptar à realidade dos estudantes, e não o contrário. É o que defende Maria Clara e menciona o direito de comunidades indígenas terem uma escola que preserve suas identidades e línguas.

A estudante de direito faz a crítica: “uma parte da população cobra que jovens façam parte de movimentos políticos, mas ao mesmo tempo temos uma sociedade que oprime os jovens, que acha que eles não têm a capacidade de estar nesse ambiente”. E finaliza “por isso que falo que somos o futuro, mas também somos o presente. Precisamos ter uma sociedade que nos respeite dentro desses ambientes, porque a gente só terá esse futuro tão incrível que as pessoas desejam, se tivermos um presente que nos ensine o que nós devemos fazer”, referindo-se ao papel da sociedade de oferecer caminhos para que os jovens construam o futuro.