Salve pessoal! Depois de umas semanas de férias, voltamos com as nossas Dicas da Semana por aqui.

Na edição de hoje, destacamos alguns lançamentos de livros sobre vivências periféricas que vale a pena a leitura.

Confira!

Vão: trens, marretas e outras histórias

 

Livro da jornalista e escritora Jéssica Moreira.

Crédito: Michel Gonçalves

Primeiramente, não tem como não destacar o lançamento do livro “Vão”, de Jéssica Moreira, jornalista e uma das integrantes do Nós, mulheres da periferia.

A obra reúne crônicas sobre o cotidiano nos trens da Linha 7-Rubi (SP), o percurso dessa moradora de Perus, bairro da região noroeste de São Paulo.

O livro já está em fase de pré-venda e o evento de lançamento acontece neste sábado, dia 13 de novembro, às 14h, na Biblioteca Padre José de Anchieta, em Perus, pertinho da estação do querido e homenageado trem.

Reflexões Periféricas

 

Trinta pesquisadores periféricos.

Crédito: divulgação

Outro lançamento que aconteceu nessa semana foi do livro “Reflexões Periféricas: propostas em movimento para a reinvenção das quebradas”. A obra é resultado de uma longa pesquisa organizada pelo Centro de Estudos Periféricos da Unifesp Zona Leste, organizada por Tiaraju Pablo D’Andrea, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, e editado pela Dandara Editora.

O livro apresenta um amplo painel dos dilemas e das potências das periferias, vividas, refletidas e escritas por quem está com os pés no chão e busca propostas concretas para nossa reinvenção.

São 30 pesquisadores periféricos, divididos em 10 eixos temáticos: cultura; gênero; habitação; participação popular; transporte; educação; infâncias; saúde; trabalho; violência, genocídio e racismo. O lançamento faz análises e propostas para cada um dos temas.

Literatura Negra Feminina

 

É possível comprar pela internet.

Crédito: divulgação

Lançada em outubro, a antologia “Literatura Negra Feminina”, organizada por Elizandra Souza e Iara Aparecida, do Coletivo Mjiba, traça uma linha do tempo com autoras negras que publicaram desde 1859 até 2020.  A obra reúne também os textos de 30 autoras negras brasileiras de diversas regiões do país. Os últimos exemplares podem ser adquiridos em contato disponível nas redes sociais.

 

 

… bônus

“Poesia delas: mulheres na literatura periférica”

Aproveitando a temática, Nós, mulheres da periferia convidamos todes a acompanhar a websérie que lançamos essa semana em nosso Canal no Youtube.

A primeira temporada de “Poesia delas: mulheres na literatura periférica” celebra os 20 anos do movimento de literatura periférica na cidade de São Paulo, a partir dos relatos de mulheres que fazem parte dessa história.

No primeiro episódio conversamos com Suzi Soares, moradora do Campo Limpo (zona Sul de São Paulo),  produtora do Sarau do Binho e da Feira Literária da Zona Sul.

A cada semana vamos apresentar mais quatro mulheres incríveis! Tá lindo demais!

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.