Dia da Mulher Negra: Por que 25 de julho?

No dia 25 de julho é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras no continente. Celebrado há anos por movimentos sociais no Brasil, a data foi oficialmente reconhecida […]

Por Redação

25|07|2014

Alterado em 25|07|2014

hhh
No dia 25 de julho é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras no continente.
Celebrado há anos por movimentos sociais no Brasil, a data foi oficialmente reconhecida no país em 2014. Aqui, o dia faz homenagem e memória à Tereza de Benguela, mulher negra líder do quilombo de Quariterê, no Mato Grosso, que resistiu à escravidão durante duas décadas.
O coletivo Nós, mulheres da periferia comemora a data compartilhando experiências e vivências de suas integrantes que vivem a militância racial e a descoberta de sua negritude em uma sequência de crônicas.
Leia
“O quanto somos pretas”
“Quando me tornei negra” por Lívia Lima
“Restauração dos fios” por Semayat Oliveira