Ellie Makuxi. Mulher indígena

Conheça a atriz indígena que protagoniza série ‘Histórias Impossíveis’

A Rede Globo exibirá o segundo episódio da série "Histórias Impossíveis" no dia 17 de abril, estrelado por três atrizes indígenas. Confira entrevista com Ellie Makuxi.

Por Beatriz de Oliveira

13|04|2023

Alterado em 13|04|2023

“As pessoas não estão acostumadas a assistir indígenas na TV”, afirma Ellie Makuxi, uma das três atrizes indígenas que protagonizam o segundo episódio da série “Histórias Impossíveis”, nomeado de “Pintadas”. A obra trata de pontos como preservação do meio ambiente, violência contra a mulher indígena e ancestralidade.

O episódio será exibido na Rede Globo no dia 17 de abril, durante a semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas. A antologia é assinada por três roteiristas negras e conta com a participação de profissionais indígenas. “Finalmente, a gente está conseguindo criar esses espaços; como a gente sempre fala: nada sobre nós sem nós”, pontua a atriz.

Ellie Makuxi, junto às atrizes Dandara Queiroz e Isabela Santana, interpretam um trio de amigas que se encontram no Mato Grosso do Sul para a gravação de um videoclipe de rap na floresta. No entanto, se surpreendem ao ver que o ambiente está desmatado. Na procura por outra opção de filmagem, lidam com desafios relacionados aos próprios medos, identidades e histórias.

Durante as gravações do episódio, Ellie conseguiu se ver na personagem que deu vida. “A minha personagem, a Luara, sempre soube de onde veio. Saiu de sua comunidade por não aguentar aquela realidade de violências, mas sempre carregou a questão de que poderia colaborar com aquilo, lutar pelo seu povo, pelas mulheres. Ela se calou por muito tempo, ela sofreu sozinha. Eu me identifico muito, porque é uma realidade presente na vida das mulheres indígenas, essa questão da violência”, conta.

Image

Três atrizes indígenas protagonizam série ‘Histórias Impossíveis’

©Divulgação

Dos vídeos de dublagem à gravação de uma série

Vivendo em Roraima, Ellie sempre gostou do mundo das artes. No entanto, optou por cursar Jornalismo com o objetivo de ajudar sua comunidade. “No movimento indígena a gente cresce e toma nossas decisões, de estudo e profissão, para lutar pelo nosso povo”

Mas Ellie não deixou de explorar seu lado artístico. Durante a pandemia de Covid-19, ela e a irmã começaram a produzir vídeos de dublagem de trechos de séries e filmes, e publicá-los no Instagram. As postagens atraíram seguidores e também produtores da Rede Globo, que a convidaram para participar da série ‘Histórias Impossíveis’.

Apesar do medo de se tratar de um golpe, ela decidiu participar dos encontros online, que envolviam testes e preparações. “A partir disso, eu fui selecionada, mas ainda sim fiquei com medo e pedi para levar minha irmã [para as gravações]”, relata.

Sobre o impacto que deseja que o episódio deixe no público, a atriz diz: “eu espero que traga curiosidade nas pessoas, para que elas procurem saber o que acontece nos territórios indígenas, porque são violentados dentro do seu próprio lar. E que isso desperte, de alguma forma, no coração das pessoas que a gente está aqui, a gente é humano e sentimos a dor”.