A 1ª edição do curso de extensão “Introdução Crítica ao Direito das Mulheres” – O Direito Achado na Rua, oferecido na modalidade a distância pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), recebe inscrições até hoje (5/01).
créditos: Tamiris Gomes
O curso possui carga horária de 100 horas e terá duração de 4 meses compostos por 14 módulos temáticos de discussão. São 500 vagas para todo o Brasil, sendo o público-alvo, estudantes de nível superior, gestoras (es) públicas e militantes de movimentos sociais que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher de todas as regiões brasileiras.
De acordo com o CEAD-UnB, o objetivo desta extensão é fortalecer as ações de enfrentamento a violência contra a mulher por meio do reconhecimento de condições culturais e sociais históricas presentes na sociedade brasileira que sustentam a manutenção deste tipo de violência. Ainda, o empoderamento de sujeitos que atuam neste enfrentamento será feito por meio da realização de um debate crítica acerca do Direito como instrumento de transformação.
O curso é também para possibilitar a esse público uma formação crítica sobre o direito das mulheres para que possam atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, na elaboração de políticas públicas, orientação e atendimento de mulheres vítimas de violência. Além de saberem atuar de forma crítica e fiscalizadora frente aos órgãos públicos de saúde, de segurança, e do Poder Judiciário, responsáveis pelo cuidado, segurança e garantia de justiça nos casos de violência contra a mulher, contribuindo, deste modo, para uma melhor atuação destes órgãos.
O início das aulas está previsto para 19 de janeiro e vai até 18 de maio de 2015. A inscrição pode ser feita pelo link http://inscricao.cead.unb.br/cadastro/2014/danr/danr_c1_direto_mulheres/termo.php.