Thays Pires, TikTok, tiktoker, itaquera, instagram

Thays Pires: a tiktoker de Itaquera com milhões de seguidores

Thays Pires inspira e entretém mais de 3.8 milhões de seguidores no Tiktok falando sobre a vida cotidiana e humor.

Por Mariana Oliveira

05|05|2023

Alterado em 12|05|2023

Cria de Itaquera, na zona leste de São Paulo (SP), a jovem criadora de conteúdo Thays Pires, de 20 anos, sempre sonhou em trabalhar com sua imagem, sendo uma pessoa pública como inspiração para meninas e mulheres parecidas com ela: negra e moradora de periferia. Foi no TikTok que encontrou esse espaço.

Durante a infância sonhava em ser modelo, inclusive atuou na área como modelo mirim. “Com seis ou sete anos eu fazia alguns trabalhos como modelo, mas meus pais trabalhavam para conseguir manter a casa. Pela idade eu não podia ir sozinha e eles faltavam muito no trabalho correndo risco de perder o emprego, então eu tive que dar uma pausa”. A Thays modelo foi deixada de lado, mas não sua ambição em ser artista e estar em frente às câmeras.

Em meio a pandemia, com o uso das redes sociais para todos os tipos de comunicação, Thays encontrou uma alternativa para realização de seu sonho e começou a criar conteúdo para o TikTok. “Foi quando eu comecei a perceber que a internet também daria resultado, que dava para tentar trabalhar com ela”, revela a criadora. Precisou conciliar a criação de conteúdo aos estudos, pois aos 17 anos ainda cursava o Ensino Médio.

“Quando entrei na Black House, eu ainda trabalhava com telemarketing, todo mundo lá trabalhava só com a internet, menos eu. Ficamos uma semana, o pessoal dormia e acordava na casa. Eu dormia lá, mas acordava às 6h para poder trabalhar, voltava às 17h e tinha que produzir todos os conteúdos do dia”.

Black House Brasil é um reality show digital protagonizado por influenciadores digitais negros. O formato surgiu em 2020 e é a primeira casa de tiktokers pretos do país.

Hoje com 3.8 milhões de seguidores, Thays divide seu conteúdo em duas vertentes, no TikTok compartilha vídeos sobre tópicos do cotidiano, como uma ida ao mercado, ou reflexões em tom humorístico.

@thaypires07

Toda vez que eu vou lavar louça é assim #thaypersonagens

♬ som original – Thay Pires

No instagram, compartilha mais sobre estilo de vida, com dicas de moda e beleza.

Thays Pires, TikTok, tiktoker, itaquera, instagram

No instagram, Thays Pires compartilha dicas de moda e beleza.

©arquivo pessoal

“Às vezes vejo as meninas brincando de fazer o cabelo uma da outra. Fico muito feliz com isso porque é uma criança se espelhando em mim, se aceitando por conta dos meus vídeos. Isso é muito gratificante, porque quando pequena eu queria ter alguém para me espelhar, e ver que hoje eu sou espelho de algumas meninas é surreal”.

É claro que o lado negativo também existe, Thays conta que possui poucos haters (pessoas que não gostam de seu conteúdo) e lida de modo tranquilo com comentários negativos. “Eu nem apago, com tempo pesa na consciência e se ela quiser ela apaga”. Porém, em alguns trabalhos ainda sente ser contratada para cumprir cota, ou convive com a dúvida. “Eu não consigo mais deixar de ir em eventos, olhar ao redor, contar quantos negros tem ali e me perguntar se sou uma cota naquele espaço ou se realmente gostam do meu conteúdo”, confessa a criadora.

Um celular e um sonho

Desde de pequena contou com o apoio dos pais e se sentiu segura ao arriscar em uma carreira completamente nova e com baixa garantia de retorno financeiro. “Foi um pouco difícil para os meus pais deixar de lado algo certo, para um negócio totalmente incerto. Eu tinha literalmente só um celular e o sonho de dar certo”, relembra Thays.

@thaypires07

Só queria um Carioca 😫

♬ som original – Thay Pires

Olhando para o passado, se impressiona com o quanto evoluiu com as experiências e aprendizado ao longo desses três últimos anos. “Eu vejo os meus vídeos antigos e penso: ‘caraca, que vídeo ruim’. Mas é bom porque vejo minha evolução. Procuro melhorar a cada dia, é muito bom poder olhar para trás e ver que as coisas estão dando certo”.

Thays é uma mulher sonhadora, no auge de seus 20 anos, não se vê mais trabalhando como modelo, mas anseia em estrear a carreira de atriz. No meio digital, espera criar mais vídeos de viagem e ser uma mulher preta compartilhando aventuras.