Seminário discute periferia cultura, narrativas e disputas amanhã na zona sul da cidade

Haverá participação de personalidades e ativistas da periferia paulistana, como o poeta Sérgio Vaz, Guilherme Boulos (MTST), Douglas Belchior (UneAfro) e o Nós, mulheres da periferia Na próxima sexta-feira (14), o “Nós, Mulheres da Periferia” estará presente no seminário “A Periferia no Centro: cultura, narrativas e disputas”, no Museu de Arte Moderna (MAM), organizada pela […]

Por Redação

13|11|2014

Alterado em 13|11|2014

Haverá participação de personalidades e ativistas da periferia paulistana, como o poeta Sérgio Vaz, Guilherme Boulos (MTST), Douglas Belchior (UneAfro) e o Nós, mulheres da periferia

Na próxima sexta-feira (14), o “Nós, Mulheres da Periferia” estará presente no seminário “A Periferia no Centro: cultura, narrativas e disputas”, no Museu de Arte Moderna (MAM), organizada pela Revista Fórum.

O seminário terá três mesas temáticas. O Nós, mulheres da periferia irá integrar a primeira mesa, “Movimentos de Rede e Movimentos de Rua”, para falar sobre sua atuação pelas periferias e dividir experiências, junto com Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; Thiago Vinicius, da Agência Solano Trindade; Pablo Capilé, da Mídia Ninja; Theles Henrique, da Liga do Funk.
De acordo com Semayat Oliveira, umas das integrantes e que representará o Nós, mulheres da periferia no seminário, explica que é importante debater a periferia , principalmente a mulher, e assim valorizar aquela que sempre trabalhou, sustentou seu lar, cuidou de seus filhos e encontrou, no coletivo ou solitária, uma solução para os problemas do dia a dia.
“Da moradia, da criação dos filhos, da falta de creche, do sustento do lar. É como escrevemos em nosso primeiro artigo, o que nos originou: Se a periferia tivesse sexo, certamente seria feminino. Como coração de mãe, ela abraça os seus filhos sem distinção, sem ver se é belo ou feio, dentro ou fora dos padrões”.
A violência nas periferias, puxada por índices alarmantes de letalidade policial, será tema da segunda mesa. Estudo divulgado pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) aponta que a PM assassinou, em 2011, três vezes mais negros do que brancos, sendo em sua maioria jovens entre 24 e 30 anos e moradores de periferias. O assunto será abordado por Douglas Belchior, da UneAfro; Débora Maria, fundadora do coletivo Mães de Maio; o presidente do Instituto Luis Gama, Silvio de Almeida; além do professor da ECA/USP e colunista de Fórum, Dennis Oliveira.
A produção cultural das periferias brasileiras, com a ascensão dos saraus, do Hip Hop e do funk, estará bem representada na última mesa do evento, com a participação de Sérgio Vaz, fundador da Cooperifa; Allan da Rosa, escritor, fundador da Edições Toró e colunista de Fórum; entre outros. Ao final do evento, haverá uma confraternização dos 13 anos da Revista Fórum, com a presença dos poetas do Slam da Guilhermina e os Djs Brechó e Samuca.
O encontro será um espaço para debater as demandas, os movimentos e a produção cultural da periferia. A entrada é gratuita, para participar, basta se inscrever em: www.revistaforum.com.br/periferia.
Serviço
A periferia no centro: cultura, narrativas e disputas
Quando: sexta-feira, 14 de novembro, das 9h30 às 18h30
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) – Parque Ibirapuera, portão 3 – São Paulo
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1485611805061414/
Mesa 1 – Movimentos de Rede e Movimentos de Rua – 10h30 às 12h30
Mesa 2 – Articulação em rede contra a violência na periferia – 14h às 16h
Mesa 3 – Cultura e disputa de espaços na periferia – 16h30 às 18h30
Encerramento – Coquetel com intervenções – 19h às 23h
Forum