O Magazine Luiza abriu o período de inscrição do programa de trainees exclusivo para pessoas negras com o objetivo de selecionar universitários e recém-formados de todo Brasil que serão os futuros gestores e diretores da empresa.

“Nossa intenção é que tanto o quadro geral de colaboradores quanto o de liderança da companhia reflitam a composição racial do país, e um único programa exclusivo para negros não seria suficiente para atingirmos o objetivo”, explica a gestora Patricia Pugas, diretora-executiva de Gestão de Pessoas da varejista. Na população brasileira, segundo o IBGE, 56,1% das pessoas são autodeclaradas negras.

Em 2020, a empresa foi pioneira na criação de um programa de trainee exclusivo para pessoas negras. Na primeira edição, que assim como a segunda tinha como objetivo ampliar a diversidade racial da empresa nos cargos de comando, foram registradas 22 mil inscrições.

As inscrições acontecem até o dia 17 de outubro e podem ser realizadas pelo site.

O programa de trainees deste ano aceitará candidatos formados entre dezembro de 2018 e dezembro de 2021, em qualquer curso superior. “Diversidade é um valor e é estratégico para o Magalu”, afirma a diretora.

Fluência em língua inglesa e experiência profissional anterior não fazem parte dos pré-requisitos para a seleção dos candidatos.

Além disso, a idade e instituição de ensino dos candidatos não são critérios avaliados pelos recrutadores. Pessoas de todo o país podem participar, desde que tenham disponibilidade para se mudar para São Paulo, onde fica a sede da companhia.

No Magazine Luiza, 51,8% dos funcionários se consideram pretos ou pardos e, desses, 41,5% ocupam cargos de liderança, segundo o censo realizado pela companhia em 2021. Levando em conta os cargos de liderança corporativa, ou seja, lideranças só nos escritórios da companhia, a parcela de negros fica em 21% do total.

Esse número reflete a importância da iniciativa, que visa aumentar a quantidade de profissionais em cargos de chefia na companhia.

Como é o processo

O processo seletivo do programa de trainee do Magazine Luiza é dividido em seis etapas. Primeiro, os inscritos fazem testes online. Em seguida, gravam um vídeo de apresentação profissional e são entrevistados por profissionais de gestão de pessoas.

Aqueles que seguirem no processo são entrevistados por diretores de área e, depois, pela Diretoria Executiva. Os finalistas participarão de uma conversa com Frederico Trajano, CEO da empresa.

Todos os trainees terão os seguintes benefícios: salário de R$6.800, participação nos lucros e resultados (PLR), vale-refeição ou vale-alimentação, vale-transporte, planos médico e odontológico, gympass, frutas no escritório, liberdade pra se vestir como quiser, previdência privada, bolsa inglês, além de uma grade de desenvolvimento exclusiva para aceleração de carreira do trainee com job rotation e de sessões mentoria.

Sobre a autora:

Semayat S. Oliveira

Semayat Oliveira, jornalista e escritora. Nascida no Jardim Miriam, zona sul de São Paulo