Primeira infância e Eleições 2022: participe de formação gratuita

Gratuita, on-line e ao vivo, a formação é voltada para profissionais e estudantes de jornalismo que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da primeira infância.

Por Redação

19|07|2022

Alterado em 21|07|2022

Atenção! As inscrições estão encerradas! Fique atenta (o) ao seu e-mail para saber se foi selecionada (o).

A iniciativa “Escolha pelas crianças”, uma parceria do Nós, mulheres da Periferia com Alma Preta, Amazônia Real, Marco Zero e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, está com inscrições abertas para a formação “Primeira infância e a cobertura das eleições 2022”.

Gratuita, on-line e ao vivo, a formação é voltada para profissionais e estudantes de jornalismo que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da primeira infância e qualificar a cobertura eleitoral com um olhar para os direitos das crianças e das mães.

Cada participante receberá uma bolsa no valor de R$ 800 para produzir e publicar uma reportagem sobre o tema, após conclusão da formação.

Inscreva-se aqui.

Confira a agenda

26/7 – das 10h às 11h30
Encontro temático: Marcos legais e primeira infância, com Mayara Silva de Souza

Mestranda em Direito pela Universidade de Brasília com interesse nas áreas de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Sistemas Socioeducativo e de Justiça Juvenil, Justiça Racial, Racismo e Gênero. Liderança pelo Programa Marielle Franco de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras pelo Fundo Baobá. Administra a página no Instagram @sonhealtopretinha onde aborda temas para o empoderamento social, político e econômico de meninas e mulheres negras.

27/7 – das 10h às 11h30
Encontro temático: Educação e primeira infância, com Clélia Rosa

Clelia Rosa – Pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Seu campo profissional envolve a docência nos cursos de graduação em Pedagogia e em cursos de formação continuada para gestores/as e professores/as das redes públicas e privadas, além de consultorias para diferentes instituições no segmento da Educação. Os principais eixos do seu trabalho englobam as Infâncias e a Educação nos seguintes temas: relações raciais,  diversidade e inclusão, formação docente e metodologias de promoção da igualdade racial e de gênero.

28/7 – das 10h às 12h30
Oficina: Jornalismo e primeira infância, com Mayara Penina

Mayara Penina é jornalista e mãe de Joaquim, de nove anos. Dedica seu trabalho à pesquisa e produção de conteúdo sobre mulheres e crianças. É especialista em Educação Infantil, cofundadora do Nós, mulheres da periferia, foi editora do Catraquinha e do Portal Lunetas.

Em 2021, foi fellow do Dart Center for Journalism and Trauma da Universidade de Columbia de Nova York, investigando o impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças na primeira infância e da Fundação Gabo num programa de jornalismo científico com um projeto sobre autismo nas periferias.

Escolha pelas mulheres e pelas crianças

Para trazer a importância de olharmos para a primeira infância e para quem cuida de meninos e meninas nesta idade, o Nós, mulheres da periferia, a Alma Preta, a Amazônia Real e a Marco Zero Conteúdo, com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, se uniram para pautar a primeira infância no debate eleitoral na campanha “Escolha pelas mulheres e pelas crianças”.

As crianças negras e indígenas e suas cuidadoras são as que mais sofrem os impactos das desigualdades que estruturam a sociedade brasileira. Seja na privação do direito à alimentação, educação, saúde, moradia. Ainda existe um longo caminho para garantirmos o desenvolvimento pleno e seguro desde a primeira infância.

Para tanto, os projetos das candidatas e dos candidatos aos diversos cargos políticos devem contemplar as infâncias com prioridade absoluta. Até o final das Eleições a rede de veículos pretende, junto com seus leitores, oferecer repertório para que cada cidadão tome sua decisão priorizando as crianças na primeira infância agora e para as futuras gerações.