A chef Aline Chermoula é pesquisadora da cozinha ancestral afrodiaspórica pelas Américas e faz da sua cozinha um ato de resistência cultural. Aline é baiana e resgata sua própria identidade, a partir do uso de ingredientes como azeite de dendê, coco, amendoim, inhame.

Neste episódio, Aline, e Josete Laura e Livia Lima, compartilham suas experiências com a cozinha, a memória e ancestralidade.

“Eu entendo que a cultura de um povo só consegue se perpetuar se a gente passar essa cultura para os mais novos, para os que estão chegando”, diz Aline.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, mulheres da periferia em parceria com UOL Plural, publicamos novos episódios toda terça-feira. Com produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.


O Nós, mulheres da periferia está com uma campanha de financiamento recorrente no Catarse. Apoie o jornalismo independente feito por mulheres, apoie o Nós. Para apoiar, acesse catarse.me/nosmulheresdaperiferia

Temas: