Como as meninas vivem sua sexualidade? Desde as primeiras descobertas sobre seu corpo e seu prazer, muitas vivem sob o silêncio decretado em casa e na escola, sem saber com quem ou como falar sobre o assunto. No episódio de hoje falamos sobre contracepção, gravidez precoce, ISTs, abuso, aborto, e, antes de tudo, sobre direito à saúde e à proteção.

Nossa convidada é a médica ginecologista Lígia Santos, que trabalha na Casa Ser, um centro de referência de saúde reprodutiva e sexual, que fica na Cidade Tiradentes, periferia da zona leste de São Paulo. Ela nos ajuda a entender como questões de sexualidade e contracepção afetam definitivamente a trajetória das meninas que vivem nas periferias, e como as desigualdades de gênero, raça e classe social devem ser ponto de partida para esse debate. Dá o play e vem com nós que o assunto é sério e necessário!

O conversa de portão é um podcast produzido pelo Nós, mulheres da periferia em parceria com UOL Plural, publicamos novos episódios toda terça-feira. Com produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.