Com tanto tempo sem ir à escola, o que podemos esperar da educação em 2021? Nesta Conversa de Portão, a jornalista Mayara Penina conversa com a educadora e assistente social Macaé Evaristo sobre o saldo e as mudanças que precisamos fazer para garantir o direito à educação das infâncias e juventudes. “Sem acesso à escola, as crianças têm acesso à rua. Muitas vezes a rua não acolhe, a rua mata”, afirmou. 

Evaristo destacou que, sem uma coordenação nacional da política de educação durante a pandemia, muitos professores e alunos foram deixados à própria sorte. As tentativas de oferta educacional com auxílio da tecnologia desconsideraram que boa parte dos estudantes de escola pública no país não possuem internet banda larga ou computador.

“Sem acesso à escola, as crianças têm acesso à rua. Muitas vezes a rua não acolhe, a rua mata”, afirmou.

O conversa de portão é um podcast produzido pelo Nós, mulheres da periferia em parceria com UOL Plural, publicamos novos episódios toda terça-feira. Com produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Leia mais

Conversa de Portão #11: Como gerir o tempo e dar conta de tudo?

Temas:

Sobre a autora:

Mayara Penina

Mayara Penina

Mayara é jornalista e moradora do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.