Para comemorar o dia da parteira / obstetriz, o curso de Obstetrícia da USP – Universidade de Dia São Paulo, preparou uma programação voltada para mães e gestantes no Parque Belém. Será no dia 9 de maio, sábado, a partir das 9h. Todas as atividades são gratuitas.
Se você tiver, leve recipientes de vidro com tampa plástica (do tipo Nescafé) para doar para o Banco de Leite Humano do Hospital Leonor Mendes de Barros.

Dia da Parteira no Parque Belém | crédito: André Luiz D. Takahashi / Flickr

Dia da Parteira no Parque Belém | crédito: André Luiz D. Takahashi / Flickr


Confira a programação
9h – 11h – Mãos e Arte no cuidado – Por Grupo Nascer Saudável
A oficina será subdivida em três temas. Serão abordadas técnicas que auxiliam no autoconhecimento do corpo e na ampliação do sentido e conceito de cuidados em saúde, como: Massagem Thai Ioga e Auto-Massagem, Musicalização infantil, Arte e Pintura. Público Alvo: Mulheres, bebês, crianças, obstetrizes, e qualquer pessoa que queira se juntar a nós.
9h – 12h – Oficina de Esclarecimento sobre Violência Obstétrica e Plano de Parto – Por Associação Artemis
Oficina de formação das mulheres, com educação em direitos humanos e foco na prevenção da violência obstétrica, explicitando os direitos e os mecanismos de acesso à justiça em caso de violação dos direitos femininos, e a disseminação de uma nova tecnologia social de prevenção da violência obstétrica que é o plano de parto. Número máximo de participantes: 30.
10h – 11h – Oficina de Shantala – Por Grupo Una
A Shantala é uma massagem milenar indiana. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, que se deparou com a cena de uma mulher chamada Shantala num calçada pública massageando seu bebê; após esta descoberta, Leboyer divulgou ao mundo a massagem que é costume entre mães e bebês na Índia.
A oficina de Shantala é no chão, então quem for participar precisa trazer canga/toalha e um boneco ou urso de pelúcia.
11h – 12h – O Parto no Mundo Andino – Por Equipe de Bases Warmis-Convergência de Culturas
A oficina se propõe a aproximar a cultura andina, mostrando os saberes e costumes das mulheres imigrantes.
10h – 12h – Roda de conversa “Trabalho de Parto e Parto” – Por Grupo Tia Cegonha
Além das oficinas e rodas de conversa, haverá distruibuição gratuita de materiais informativos, preservativos, posto de dúvidas sobre gestação, parto, puerpério e amamentação, aferição de pressão arterial.
Anote o endereço: Caracol no Parque Belém (próximo à administração)
Avenida Celso Garcia, 2231 – Metrô Belém – SP