ONG pede apoio para entregar marmitas e brinquedos no Dia das Crianças

Os brinquedos e marmitas serão destinados às crianças que moram no Morro dos Macacos, uma ocupação que existe há anos no bairro do Eldorado, lado sul da capital paulista. Toda a organização é feita de maneira autônoma e os o número de famílias atendidas depende de doações.

Por Semayat S. Oliveira

07|10|2020

Alterado em 07|10|2020

A festa do Dia das Crianças é uma tradição nas periferias de São Paulo e do Brasil. Normalmente, este é um feriado de rua fechada, pula-pula, refeições coletivas e entrega de brinquedos. Em tempos de pandemia, uma ONG da zona sul paulistana encontrou uma solução para fazer a celebração acontecer com distanciamento.

Há 31 anos em atividade, o Lar Maria e Sininha já é conhecido no bairro Mata Virgem, região do Eldorado, lado sul da capital paulista. Antes de se transformar em um espaço de cultura, em 2010, o Lar foi um abrigo para crianças. Tudo começou de um ímpeto da dona Aparecida, criadora do espaço.

Décadas atrás, ela passou a cuidar dos filhos de outras mulheres para que pudessem trabalhar. Mãe, cabeleireira e às vezes atuando como faxineira, quando ela percebeu, tinha 120 crianças aos seus cuidados. Após sua morte, Luciana Bispo, sua filha, assumiu a coordenação da organização.

No meio desta história toda, o Dia das Crianças se tornou um evento esperado na região. A tradição inclui duas refeições, café da manhã e almoço, e um presente por criança. Neste ano todas essas etapas irão acontecer, mas de um jeito diferente.

Image

A coordenadora Luciana Bispo durante a festa do Dia das Crianças em 2019

©Gustavo de Moraes

“Pela manhã, os voluntários irão entregar o café da manhã na casa nas pessoas. Na hora do almoço, entregaremos as marmitas para as pessoas que estiverem cadastradas”. O cadastro acontece para ter um controle do número de marmitas por família e de crianças também.

A alimentação não acontecerá no espaço do Lar Maria e Sininha, como costuma acontecer. O objetivo é que as pessoas beneficiadas façam as refeições nas suas casas. “A mesma coisa vai acontecer com os brinquedos e os doces. Vamos dividir por faixa etária, em horários diferentes, e isso também será feito com base nas pessoas cadastradas”.

O público-alvo são as crianças que moram no Morro dos Macacos, uma ocupação que existe há anos no bairro do Eldorado, também na zona sul. Toda a organização é feita de maneira autônoma e o o número de famílias atendidas irá depender de doações.

Para incentivar o apoio individual, cada voluntário e integrante da ONG tem convidado pelo menos mais 10 pessoas para doações que podem ir de R$10 a R$100, ou até mesmo um valor superior. Para ter mais informações sobre como doar, acesse as redes sociais do Lar Maria e Sininha.

Leia também

https://nosmulheresdaperiferia.com.br/noticias/fe-em-orixa-e-solidariedade-ialorixa-entrega-cestas-basicas-na-zona-sul-de-sp/