Para você que está em busca daquela alavancada profissional, está com a grana curta e não sabe por onde começar, o Nós selecionou algumas dicas de cursos e bolsas de estudos gratuitos.

A lista é para públicos diversos e voltada para jovens e adultos que estão querendo entrar no mercado ou turbinar aprendizados.

Dá uma conferida, veja se alguma dessas oportunidades se encaixa com o seu perfil e boa sorte!

Instituto Ismart: Bolsa de estudos e programa de aprendizado para jovens de baixa renda 

Jovens de baixa renda que estão no 7º ou  9º ano do Ensino Fundamental podem concorrer ao processo seletivo para 1.200 bolsas de estudo e desenvolvimento pessoal oferecidas pelo Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Instituto até o dia 17 de junho.

As pessoas selecionadas terão acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, além da chance de acessarem uma plataforma de estudos online ou bolsa de estudos integral em colégios particulares parceiros do Ismart, localizados em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Para concorrer às bolsas de estudos é preciso ter idade entre 12 e 15 anos e renda familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa. As vagas são para o ano letivo de 2022.

Feira DiverS/A:  estudantes e  jovens profissionais LGBTI+ conectados a empresas que buscam diversidade 

Estudantes e jovens profissionais LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexuais), que encontram dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, a Feira DiverS/A é para vocês. A proposta é conectar empresas que buscam diversidade a esses profissionais.

Em sua sétima edição no Brasil, o evento ocorre de 31 de maio a 4 de junho, e é promovido pela organização Mais Diversidade. O evento conta com palestras de especialistas e profissionais, workshops de desenvolvimento, sessões de mentoria e rodadas de entrevistas. A feira contará com algumas das lideranças LGBTI+ e organizações mais atualizadas do mercado em diversidade e inclusão. As inscrições podem ser feitas aqui.

No evento também serão selecionadas algumas pessoas para o Programa de Mentoria gratuito, com alguns (as) dos (as) principais executivos (as) LGBTI+. Será a oportunidade de empresas de todo país acessarem esses currículos, com possibilidade de futuras contratações.

A inscrição para a Feira DiverS/A 2021 não garante a participação na Mentoria, mas é o primeiro passo. Para selecionar o grupo do Programa de Mentoria, serão abertas novas inscrições direcionadas a essa atividade nos próximos dias.

Plataforma Estamos Juntos: Cursos gratuitos e oportunidades para migrantes empreendedores no Brasil

Com o objetivo de oferecer conteúdo em espanhol e oportunidade de crescimento para microempreendedores venezuelanos e para imigrantes de outros países vizinhos que residam no Brasil, a Aliança Empreendedora e a Organização Internacional para Migrações (OIM) lançam a plataforma Estamos Juntos. O site oferece cursos gratuitos, com certificados, vídeo-aulas, artigos e ferramentas de gestão dos negócios.

Pensando no acesso a esses imigrantes, os conteúdos do site são em espanhol. O curso “Empreender no Brasil: como administrar seu negócio durante a crise” já está disponível. Nas aulas, são apresentadas informações sobre o empreendedorismo no Brasil, como gerenciar finanças em tempos de crise, acesso ao crédito, vendas online, entre outros temas. Confira aqui

Estúdio Escola de Animação: curso gratuito online

Estão abertas até domingo as inscrições para a nona edição do Estúdio Escola de Animação, um curso online e gratuito para jovens de 16 a 24 anos do Grande Rio. O curso é uma iniciativa da produtora Baluarte Cultura e do Copa Estúdio, criador de animações como Irmão do Jorel (Cartoon Network) e As Microaventuras de Tito e Muda (Discovery Kids). Clique aqui para se inscrever.

Bolsas de pós-graduação e MBA gratuitas na Faculdade Descomplica

O Protagoniza Aí nasce de uma parceria do Grupo Cia de Talentos e da Faculdade Descomplica, apoiados por empresas que estão engajadas com a temática da educação.

O objetivo é aumentar a empregabilidade de pessoas pertencentes a grupos minorizados, oferecendo 1.000 bolsas de pós-graduação e MBA 100% gratuitas com jornada de desenvolvimento profissional. Há cursos disponíveis na área de gestão, marketing, tecnologia e educação. Inscreva-se aqui.


Nós, mulheres da periferia está com uma campanha de financiamento recorrente no Catarse. Apoie o jornalismo independente feito por mulheres, apoie o Nós. Acesse catarse.me/nosmulheresdaperiferia para nos apoiar.


Leia também

Curso gratuito ensina mulheres sobre seus direitos

Temas: