De 28 a 29 de outubro, diversos coletivos de comunicação comunitária e alternativa de todo o Brasil  estarão reunidos em Brasília para a “Formação de Comunicadoras e Comunicadores contra a redução”. O evento tem como objetivo articular e mobilizar as/os participantes presentes em torno da questão da redução da maioridade penal.
Uma de nossas co-fundadoras, Jéssica Moreira, 24, (do bairro de Perus, região noroeste de São Paulo) irá representar o coletivo Nós, mulheres da periferia no evento, ao lado de outros jovens comunicadores de periferias de todo o Brasil. “É de extrema importância que nós, comunicadores periféricos, tenhamos consciência da temática, para que, assim, possamos incidir sobre o tema por meio de nossas produções midiáticas e mobilização junto aos jovens de nossos bairros ou cidades, uma vez nós mesmos fazemos parte desse público. O segundo ponto importante é a atuação em rede, que aproxima diferentes realidades em torno do Brasil, enriquecendo a nossa discussão”, aponta.
Além de incentivar o debate, o evento também criará estratégias de comunicação para o enfrentamento das violações de direitos e à redução da maioridade penal, assim como elaborar e disseminar conteúdos pelos direitos de crianças e adolescentes de maneira articulada nos âmbitos regional e nacional.
O evento é realizado pelo Conanda,  Flacso Brasil, em parceria com Intervozes, Andi – Comunicação e Direitos, Mídia Ninja, Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada e Vida e Juventude.