Nesta terça-feira, 9 de maio, Nós, mulheres da periferia vamos realizar a exibição do documentário Nós, Carolinas no Espaço Cultural Libertário Fofão Rock Bar, no bairro do Jaraguá, zona norte de São Paulo. A exibição acontece às 20h, seguida de debate com uma das integrantes do coletivo, Jéssica Moreira.
O espaço tem sido um reduto cultural de poetas e artistas da região, que se reúnem para realizar um sarau dentro do próprio bar. Estão na organização do evento de exibição os coletivos da região Salve Kebrada, que realiza um resgate da memória local, Coletivo Ocupa Pinheirinho e Braink Serigrafia.
O espaço fica próximo também ao bairro de Perus, onde realizamos as atividades do projeto Desconstruindo Estereótipos que deu origem ao documentário e onde conhecemos Renata Ellen Soares Ribeiro, uma das personagens do vídeo.

Renata Ellen Ribeiro é moradora de Perus e personagem do documentário Nós, Carolinas (Créditos Vinicius Broppê)

Renata Ellen Ribeiro é moradora de Perus e personagem do documentário Nós, Carolinas (Créditos Vinicius Broppê)


Este é o primeiro documentário realizado pelo grupo e apresenta vivências de mulheres moradoras de quatro regiões diferentes da capital paulista. Durante a exibição do vídeo, o público transita entre bairros e experiências de vidas relatadas em primeira pessoa.
Racismo, solidão, maternidade e a busca da autoestima são alguns dos temas levantados sobre as condições de ser mulher, negra e periférica. As entrevistadas, que têm entre 18 e 93 anos, embora possuam trajetórias diferentes, estão conectadas por elementos cotidianos, como os impactos do machismo e desigualdades raciais e sociais ainda presentes no Brasil.
Exibição Nós, Carolinas no Jaraguá
Data: 9/5, às 20h.
Local: Espaço Cultural Libertário Fofão Rock Bar – Estrada de Taipas, 3827