Começa hoje (26) o Encontro Estéticas das periferias – Arte e cultura nas bordas da metrópole, com apresentações em diversos espaços culturais da cidade até o dia 31 de agosto.
10553340_756688571092401_4282043937653664170_n
A abertura do evento será no Auditório do Ibirapuera com o espetáculo “Favela”, que une o universo e a história de duas das mais importantes referências da militância e do universo do negro, Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento.
Sob a direção artística de Lucelia Sergio, da Cia. Os Crespos, o espetáculo “Favela” reúne as quatro companhias de Teatro Negro da cidade de São Paulo – Os Crespos, Coletivo Negro, Capulanas Cia de Arte Negra e Grupo Clariô de Teatro, além do acompanhamento musical da banda Aláfia.
“A partir do discurso de Carolina Maria de Jesus, o espetáculo cria uma ponte com a realidade da periferia hoje e coloca a Favela em cena, dando voz, grito e canto às várias Carolinas do nosso tempo”, diz a diretora.
Com uma programação para esquentar o debate sobre as produções artísticas das periferias paulistanas, no dia 30 haverá uma atividade sobre a Construção de Políticas Culturais na Periferia, que pretende fortalecer os agentes culturais da região e contará com a participação de Eliane Moreno (atriz e militante do Fórum da Zona Leste), João Nascimento (produtor cultural do Grupo Treme Terra da Zona Oeste), Fernando Ferrari (membro da Rede Popular de Cultura M`Boi Mirim e Campo Limpo e Zona Sul) e Noêmia de Oliveira (produtora cultural e militante da Zona Norte).

Karol Conka

Karol Conka


O Nós, mulheres da periferia selecionou algumas atividades com foco na mulher e para agitar o evento haverá muita música com o grupo Samba Delas na Brasilândia. Já no bairro da Penha, Fernanda Coimbra canta maloqueiragem, uma mistura de blues e samba ao apresentar novos compositores da periferia paulistana. A rapper Lurdez da Luz se apresentará no Jacanã e o Ballet Capão Cidadão subirá aos palcos do CEU Campo Limpo. Para o encerramento, a Praça do Cemitério da Cachoeirinha contará com Tia Cida a matriarca do samba na comunidade de São Mateus e Karol Conka trará o rap nacional e suas batidas do universo feminino.
Serviço:
Abertura do Estéticas das Periferias
Espetáculo “Favela”
Data: 26/08 (terça-feira) às 20h
Local: Auditório do Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, Parque do Ibirapuera, Portão 3, São Paulo/SP
Entrada franca: retirar ingressos a partir das 18h na bilheteria
Show Questões de Gênero na Brasilândia
Les Queens, Sarau do Ademar e Samba Delas
Data: 27/08 (quarta-feira) às 18h
Local: Fábrica de Cultura da Brasilândia
Endereço: Av. Inajar de Souza, 7001, Brasilândia, São Paulo/SP
Fernanda Coimbra
Cantando a maloqueiragem, Fernanda Coimbra mistura blues e samba ao apresentar novos compositores da periferia paulistana.
Data: 28/08 (quinta-feira) às 20h
Local: Centro Cultural da Penha
Endereço: Largo do Rosário, 20, Penha, São Paulo/SP
Lurdez da Luz
Comemorou em 2013 seus 10 anos de carreira. A rapper já dividiu o palco com grupos de destaque como Jurassic Five, De La Soul, Mos Def, Pharoahe Monch. Enquanto se prepara para o lançamento de seu segundo álbum, Lurdez da Luz realiza show da sua turnê Levante no CEU Jaçanã.
Data: 29/08 (sexta-feira) às 20h
Local: CEU Jaçanã
Endereço: Rua Mário Lago, 46, Jaçanã, São Paulo/SP
Debate: A Construção de Políticas Culturais na Periferia
Data: 30/08 (sábado) às 15h45
Local: CEU Alvarenga
Endereço: Estrada do Alvarenga, 3752, Balneário São Francisco, Pedreira, São Paulo/SP
Ballet Capão Cidadão, da Associação Capão Cidadão e DJ Boy Killa
Data: 30/08 (sábado) às 20h
Local: CEU Campo Limpo
Endereço: Av. Carlos Lacerda, 678, Campo Limpo, São Paulo/SP
Encerramento
Tia Cida
O samba é o mais tradicional dos ritmos brasileiros, nascido nos morros e periferias do Brasil no início do século XX. Com uma tradição de grandes intérpretes femininas, Tia Cida não foge a regra.
Data: 31/08 (domingo) às 11h
Local: Praça do Cemitério da Cachoeirinha
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP
Karol Conka
Umas das principais artistas que surgiu no rap nacional nos últimos anos, essa curitibana trará ao evento suas batidas poderosas do universo feminino.
Data: 31/08 (domingo) às 14h30
Local: Praça do Cemitério da Cachoeirinha
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP
Programação Infantil
A programação infantil desse ano reúne a Tenda Lúdica Ilu Oba de Min, espaço com pintura facial, contação de histórias e brincadeiras da tradição afrobrasileira e a Trupe Liuds, trupe circense formada por palhaços negros que atua na comunidade de Perus e apresentará o espetáculo infantil Mjiba – A boneca guerreira.
Data: 31/08 (domingo) das 10h às 15h
Local: Centro Cultural da Juventude
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Cachoeirinha, São Paulo/SP
Consulte a programação na íntegra em: www.esteticasdasperiferias.org.br