A cantora e compositora Linn da Quebrada foi eliminada do programa Big Brother Brasil 2022 (BBB) com mais de 77% dos votos do público, mas, muitos lamentaram a saída da artista.

Sua participação no reality foi representativa para pessoas trans e com ela aprendemos muito. Linn da Quebrada,  é o nome artístico de Lina dos Santos. Durante o programa, ela precisou reforçar mais de uma vez que o pronome correto para se referir a ela é o feminino.

Neste Dicas da Semana indicamos uma lista de filmes e séries para prestigiar o trabalho de Lina Pereira, mulher da periferia da zona leste de São Paulo.

Confira! 

Segunda Chamada

A série Segunda Chamada da Globoplay mostra a história de professores e alunos do ensino noturno de jovens e adultos da Escola Carolina Maria de Jesus, uma escola pública da periferia de São Paulo, diante de diversos dilemas sociais. 

Na série, Linn da Quebrada interpreta Natasha, uma mulher trans que enfrenta o preconceito de estudantes e professores dentro da sala de aula.  

Bixa Travesty

Também no catálogo da Globoplay está disponível o filme Bixa Travesty (2018). Dirigido por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, o documentário mostra a história de Lina em sua esfera pública e privada, ambas marcadas pela luta pela desconstrução de estereótipos.

O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim e venceu o Teddy Award de melhor documentário LGBT. 

Meu corpo é político

O filme Meu corpo é político mostra o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário dirigido por Alice Riff levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.

O filme está disponível na plataforma Videocamp, que libera o acesso para quem organizar sessões sociais para exibição. No site também é possível ver a agenda de sessões já confirmadas em diferentes eventos. 

Corpo elétrico

O filme do cineasta mineiro Marcelo Caetano acompanha a história de Elias (Kelner Macêdo) que é assistente em uma confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários. 

Linn da Quebrada faz uma participação no elenco de amigos de Elias. É possível alugar o filme para assistir no Youtube, Apple + e Gloogle Play Filmes.  

Manhãs de setembro

A série Manhãs de Setembro da Prime Video conta a jornada da personagem Cassandra, mulher trans interpretada por Liniker (colega de Lina na escola de teatro em Santo André), que deixou sua cidade natal determinada a ser livre e viver com independência, mas é confrontada por um filho que teve no passado.

Linn da Quebrada participa do elenco interpretando uma das amigas de Cassandra, misturando realidade e ficção na série dirigida por Luís Pinheiro e Dainara Toffoli que faz homenagem à cantora Vanusa. 

 


 

Mais do que notícias, trazemos um jeito de ver o mundo.
Assine e integre nossa comunidade: catarse.me/nosmulheresdaperiferia

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.