Mestras da cultura popular se encontram em Itaquera

O encontro reunirá mulheres que fazem parte de grupos de cultura popular em rodas de conversa para falarem sobre suas trajetórias e experiências.

Por Lívia Lima

04|12|2019

Alterado em 04|12|2019

No próximo sábado, 7 de dezembro, acontecerá na Okupação Cultural CORAGEM, na Cohab José Bonifácio, em Itaquera, zona leste de São Paulo, o evento “Troca de Sementes – Encontro de Mestras na Zona Leste”.
O encontro reunirá mulheres que fazem parte de grupos de cultura popular em rodas de conversa para falarem sobre suas trajetórias e experiências. A atividade é promovida pelo Grupo de Coco Semente Crioula, em projeto contemplado pela Lei de Fomento à Periferia.

GALERIA 1/5

Mestra Solange Camargo - Grupo Afro Babalotim © Elaine Mineiro

Mestra Soraia Aparecida - Cia de Cultura Popular Lelê de Oyá. © Elaine Mineiro

Dona Anair Germana - Cia. Porto de Luanda. © Elaine Mineiro

As Três Marias, o Sol e Lua © Elaine Mineiro

Pastoras do Rosário © Elaine Mineiro


Ao longo do ano, as integrantes da coletiva se reuniram com mulheres líderes de diversos grupos de cultura popular para a produção de um documentário. “Trocar sementes significa prosear, rir, chorar, aprender e sentir o gostinho que foi estar junto dessas mestras da cultura que é vida e sabedoria popular”, explica Queila Rodrigues, integrante da coletiva.
No sábado acontecerão duas rodas de conversa, ambas mediadas por integrantes do Grupo de Coco Semente Crioula. Na parte da manhã, o bate-papo será entre Dona Anair Germana (Porto de Luanda); Mestra Soraia Aparecida (Lelê de Oyá) e Mestra Solange Camargo (Babalotim). Já na parte da tarde estarão reunidas integrantes dos grupos As Três Marias, o Sol e a Lua, e Pastoras do Rosário.
“É um momento especial e símbólico pra nós, oportunidade de se reconhecer, estreitar laços e evidenciar a potência a importância da presença feminina, negra, indígena e periférica na continuidade e preservação das culturas populares tradicionais na Zona Leste de São Paulo.