Saber escrever editais é um passo importante para as mulheres que almejam empreender seus próprios projetos. Pensando nessa demanda e na falta de protagonismo das mulheres em movimentos ou coletivos sociais, a produtora Amanda Prado, da Avangi Cultural, irá realizar na próxima quinta-feira (27) uma oficina de Iniciação em projetos culturais na Fábrica de Cultura Brasilândia, zona norte de São Paulo, das 15h às 19h. Gratuita e aberta a todas as mulheres,  é preciso realizar inscrição prévia por telefone ou no local da atividade.
A oficina é um convite para o intercâmbio de saberes e aprendizagens de uma forma horizontal e para uma conversa aberta  sobre as situações que oprimem e que também podem impulsionar a produção das participantes. Segundo Amanda,  o encontro nasceu do intuito de fortalecer espaços de trocas entre as mulheres nas periferias a partir das experiências profissionais que a produtora vem adquirindo nesses anos na profissão.
amanda
“Nos últimos anos, com essa reflexão mais aberta sobre os feminismos, comecei a pensar mais a sério em como o campo da produção cultural atrai pessoas que na teoria se propõe a ser mais abertas e reflexivas, e que na prática acabam por reproduzir as mesmas disparidades salariais, machismos e discriminações existentes em outras áreas profissionais. Comecei a levantar algumas informações sobre a distribuição dos recursos entre homens e mulheres na cultura lendo notícias, listas de classificados em seleção de projetos e no acompanhamento de projetos. É fácil perceber que as mulheres são minoria entre os contemplados, que, em geral, nós também não ocupamos posições de destaque nos coletivos culturais e ainda sofremos discriminação quando exercemos funções reconhecidas como masculinas em áreas técnicas como no audiovisual, montagem e manuseio de obras de arte, produção executiva e gestão cultural, por exemplo”.
Esta é segunda edição do encontro, que terá 4 horas de duração e é aberto para mulheres, incluindo mulheres transgênero, interessadas ou atuantes na área da cultura que queiram exercitar técnicas de escrita de projetos culturais com foco em editais, planejamento e divulgação.
Serviço
Oficina de iniciação em projetos culturais para mulheres
Data: 27/07/2017
Hora:15h às 19h
Local: Fábrica de Cultura Brasilândoa
Endereço: Avenida General penha Brasil 2508
Telefone: (11) 3859-2300
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 20h.