Em sua 6ª edição, o Ato Artístico Coletivo Perus promove um grande festival e realiza chamada para artistas periféricos de todo o Brasil comporem a programação. A inscrição pode ser feita através até dia 4 de fevereiro nas redes sociais do grupo e prevê apresentações remuneradas aos candidatos.
Com atividades culturais gratuitas, o evento acontece entre os dias 4 e 7 de Março de 2021, através das redes sociais do Grupo Pandora de Teatro e da Ocupação Artística Canhoba.

Programação

O evento de múltiplas linguagens busca valorizar e fomentar criações artísticas desenvolvidas em tempos de pandemia e isolamento social, além de celebrar o aniversário de cinco anos da Ocupação Artística Canhoba, espaço público cultural e atual sede do Grupo Pandora de Teatro localizado em Perus, zona noroeste de São Paulo.
A programação será composta por oficinas formativas envolvendo temáticas como teatro, dança, dramaturgia e cinema, além de apresentações artísticas. As atividades de formação serão realizadas por artistas educadores convidados, já as apresentações serão selecionadas por meio do edital. 

Quem pode se inscrever? 

Podem se inscrever artistas e coletivos de diferentes linguagens, preferencialmente sediados em regiões periféricas do Brasil. A lista de selecionados será divulgada no dia 11 de fevereiro e os projetos contemplados receberão o valor de R$ 5.000,00 por apresentação.

O evento 

A primeira edição do “Ato Artístico Coletivo Cimento Perus” foi realizada em 2012, com o apoio da 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, e tinha o objetivo de impulsionar o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Portland Perus, composto por ex-trabalhadores, moradores de Perus e região, que há mais de 30 anos lutam pela desapropriação da antiga Fábrica e transformação do local em um Centro de Lazer, Cultura e Memória do Trabalhador.
Desde então, foram quatro edições do festival (2014, 2015, 2018 e 2019), organizadas de forma coletiva com participação de artistas, agentes culturais, professores, pesquisadores, ativistas e moradores do bairro de Perus, fomentando a realização de debates, aulas abertas, oficinas, exposições, apresentações e intervenções de diversas linguagens como literatura, teatro, dança, performance, música, entre outras.
O festival, cuja premissa é fortalecer a criação artística na região de Perus, se expandiu nesta edição para abarcar artistas de outros estados e cidades brasileiras, enaltecendo a importância de se criar redes de fortalecimento entre artistas diante do cenário complexo enfrentado pelo setor cultural diante da crise da COVID-19.
A ação faz parte do projeto aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc  – Edital 40/2020 – Produção e realização de festival de cultura e economia criativa com apresentação Online – Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB). 
 

Serviço

Período de inscrições: até 4/2/2021
Divulgação da lista de selecionados: 11/02/2021
Link para inscrição
 

Festival 6º Ato Artístico Coletivo Perus

Qui 21/01/2021 até Qui 04/02/2021

Mais informações: http://www.facebook.com/grupopandora.deteatro

Temas: