Espiritualidade e propósito: desmistificando a ideia de “missão”

O que é propósito e o que é missão?

16|05|2024

- Alterado em 17|05|2024

Por Pam Ribeiro - Bruxa Preta

Quando começamos nosso caminho espiritual, é comum deparar-se com a famosa frase: “essa é a sua missão”. Geralmente, encontramos esse termo no contexto empreendedor ou em discussões sobre carreira, mas ele também é frequentemente utilizado na espiritualidade. Mas é importante questionar essa ideia e entender que missão não é sinônimo de propósito.

Muitas vezes, ouvimos pessoas dizendo que alguém está com a vida estagnada porque não está cumprindo sua “missão”. Mas, considero esse pensamento bastante irresponsável. Acredito que o caminho em direção ao que é significativo e simbólico para nós é longo e complexo, e tudo nos leva gradualmente à nossa verdadeira essência nesta experiência humana.

Propósito, por outro lado, é o que dita tudo o que envolve a nossa jornada. Ele pode ser algo tão simples quanto acordar todas as manhãs se sentindo bem e ter uma rotina saudável ao nosso gosto, ou até mesmo dedicar um tempo diário para a leitura de um livro específico. É o propósito que alimenta a missão, e não o contrário.

Portanto, não é necessário ter uma missão grandiosa para ser espiritual. A verdade é que, para além dos estigmas e das expectativas sociais, precisamos lembrar que o corpo é o veículo que nos conduz à nossa verdade interior. E essa verdade pode mudar ao longo do tempo, pois estamos a todo o tempo sujeitos a diversas influências e experiências.

Que possamos nos libertar da pressão de encontrar uma “missão” grandiosa e, em vez disso, nos concentrarmos em cultivar um propósito que ressoe com nossa essência. É através dele que encontraremos significado em nossas vidas e nos tornaremos, de fato, plenos.

Pam Ribeiro - Bruxa Preta Terapeuta reikiana, taróloga, astróloga, bruxa urbana e favelada. Autora do portal "A Bruxa Preta", em que escreve sobre espiritualidade, misticismo e universo holístico numa perspectiva decolonial e subversiva.

Os artigos publicados pelas colunistas são de responsabilidade exclusiva das autoras e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Nós, mulheres da periferia.

Larissa Larc é jornalista e autora dos livros "Tálamo" e "Vem Cá: Vamos Conversar Sobre a Saúde Sexual de Lésbicas e Bissexuais". Colaborou com reportagens para Yahoo, Nova Escola, Agência Mural de Jornalismo das Periferias e Ponte Jornalismo.

Os artigos publicados pelas colunistas são de responsabilidade exclusiva das autoras e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Nós, mulheres da periferia.