“Encorpadas – grandes, largos, políticos: corpos gordos” é uma exposição fotográfica virtual integrada por 15 mulheres que discute gordofobia. A mostra está disponível no site, com todos os conteúdos de vídeo e textos sobre como o trabalho foi realizado.

Potência

Idealizada por Mariana Moura, a exposição é fruto do projeto homônimo, que utiliza a fotografia de autorretrato para fortalecer o processo de amor-próprio de mulheres gordas.
Após encontros onlines que propunham discussões sobre ativismo gordo e gordofobia, workshop de arte gorda, fotografia de autorretrato, curadoria e coordenação da produção de fotografias de autorretratos, 15 mulheres produziram as imagens de autorretrato que compõem a exposição.

Exposição Fotográfica Encorpadas discute gordofobia

Crédito: Divulgação

História

“Encorpadas” começou em outubro de 2020 e a sua parte final é a exposição fotográfica coletiva de autorretratos de mulheres gordas, que participaram dos encontros denominados “Vivências Encorpadas”, que aconteceram de outubro a dezembro, via chamada de vídeo, pelo zoom.
O projeto foi pensado, desde o seu nascimento, para ser um espaço seguro de compartilhamento e cuidado entre mulheres gordas. Durante os encontros foi possível perceber a potência das discussões e também em como a arte, especificamente a fotografia, pode ser transformadora para contribuir com o processo de aceitação e naturalização de corpos gordos e todos os seus formatos e recortes diferentes.

Protagonismo feminino e gordo

“Que todas nós, mulheres gordas, consigamos perceber a potência dos nossos corpos e possamos construir ou continuar um processo de valorização da mulher gorda e toda a sua grandiosidade”. – Mari Moura, idealizadora do Projeto.
ENCORPADAS realizou a contratação exclusiva de mulheres em sua produção, sendo que mulheres gordas protagonizam 85% desta iniciativa.
O projeto ENCORPADAS foi contemplado pelo edital de apoio à cultura, do Fundo Municipal de Cultura de Franco da Rocha. É uma idealização da artivista cultural gorda Mari Moura e a realização é do Conselho Municipal de Política Cultural de Franco da Rocha e Prefeitura Municipal de Franco da Rocha.

Leia também:

Encorpadas: um espaço de cuidado e acolhida para mulheres gordas


 

Encorpadas – grandes, largos, políticos: corpos gordos

Mais informações: https://projetoencorpadas.wixsite.com/exposicao