E se lutas populares também fossem conteúdo para aprender nas escolas? É pensando na trajetória dos movimentos sociais do Campo Limpo (zona sul) que a Uni-Diversidade do Saberes realiza nesta quarta-feira (21/6) encontro entre diversas lideranças da região no CIEJA Campo Limpo. Aberto, o encontro tem início às 19h e vai até as 22h.
Nesta edição do curso, o destaque vai para o trabalho desenvolvido pelas mulheres no bairro, que, desde décadas anteriores, vêm se levantando em reivindicações para garantir direitos mínimos para a população, como moradia e educação.

Mídia Ninja | Ato Fora Cunha RJ 2015

Mídia Ninja | Ato Fora Cunha RJ 2015


Estarão presentes nessa roda, Maria Reis, liderança comunitária do Parque Santo Antônio por melhorias na saúde; Neide Abati, da União Popular de Mulheres, Eda Luiz, diretora do CIEJA Campo Limpo e responsável por envolver a comunidade do entorno à escola.
“São mulheres que estão à frente de muitos movimentos culturais, sociais e políticos representados nesses espaços. Temos saraus de mulheres, temos mulheres representadas dentro dos fóruns, temos escritoras, mulheres coordenando espaços de educação. A potencialidade da mulher é grande na região por conta dessa história de luta, por conta desses momentos marcados, pois somos sujeitos da história social, produtoras de cultura  e de educação, Somos articuladas e sintonizadas por movimentos de direitos. Pensamos no todo, na criança, no homem, na mulher, jovem, adolescente, a família. São resistências e lutas diárias”, apontou Elizabeth, uma das responsáveis em realizar a ponte da unidade escolar com a Uni-Diversidade.
Estarão presentes, ainda, Inácio da Silva, membro do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo, João Rodrigues, que irá contar sobre as lutas do Córrego Freitas e Fernando Ferrari, que irá falar sobre as experiências do Movimento Luta Popular e Movimento Cultual das Periferias.
Serviço
Uni-Diversidade de Saberes – Lutas Populares e Direitos Humanos
Data: 21/6
Horário: das 19h às 22h
Local: CIEJA Campo Limpo
Endereço: Rua Cabo Estácio da Conceição, 176, Parque Maria Helena, Campo Limpo (zona sul)
A foto que ilustra essa matéria é do Mídia Ninja, em Ato Fora Cunha no Rio de Janeiro de 2015