Fim de semana chegando, mas estamos em um dos momentos mais críticos da pandemia no Brasil, por isso, em nossas Dicas da Semana, vamos indicar ótimas programações online que estão rolando para acompanhar de casa. Da literatura ao teatro, as opções são para todos os gostos. Confira!

Cadernos Negros

Nesse final de semana, dias 10 e 11 de abril, acontece o lançamento do mais novo Cadernos Negros, o volume 43, desta publicação que faz parte da história da literatura brasileira. Em duas lives, uma no sábado e outra no domingo, serão realizadas rodas de conversa sobre temáticas que envolvem ancestralidade, relações sociais, erotismo, além de intervenções poéticas e saraus, com participação de diversos escritores.

No sábado a live começa às 17h, e no domingo, às 16, no Canal do Youtube do Quilombhoje. Durante o lançamento haverá desconto para a compra dos livros no site do grupo editorial.

Na batida

Para quem curte música, o Festival Batida das Pretas promove um espaço de troca, incentivo e fortalecimento entre mulheres negras e indígenas atuantes na cena musical baiana.

Com apresentação de Ana Paula Rosário, entre as convidadas estão as cantoras Marcia Horto, Iane Gonzaga, Viviane Pitaya, a poeta indígena Itayná Tuxá, dentre outras.

A programação acontece em lives no sábado e domingo a partir das 15h no canal do Youtube do Festival.  A programação completa pode ser conferida no Instagram do evento.

É tudo verdade

A 26ª edição do tradicional festival de documentários É tudo Verdade acontece entre os dias 8 e 18 de abril de forma totalmente online e gratuita.

A seleção conta com 69 filmes de 23 países, muitos deles refletindo sobre o período da pandemia, como o espanhol “2020”, do diretor Hernán Zin, que realizou durante 4 meses  filmagens com acesso especial a UTIs, casas e ambulâncias retratando a realidade que estamos vivendo.

Cena do documentário 2020 de Hernán Zin.

Crédito: Reprodução

A programação também conta com master classes e debates, com homenagens para os cineastas Ruy Guerra e Chris Marker e o músico Caetano Veloso.

Os filmes premiados no fim do festival serão automaticamente classificados para apreciação à disputa do Oscar do ano que vem. A programação completa e acesso às plataformas para assistir aos filmes está disponível no site oficial  do evento.

Femininos

Construído como um poema, o espetáculo teatral Silêncio Prenhe de Palavras apresenta o encontro de mulheres do passado, presente e do futuro; das humanas às divindades, resgatando a ancestralidade feminina dos cultos africanos na imagem de Oxum.

O trabalho, com interpretação de Mariana Rezende e direção de Lindolfo Roberto Nascimento, aborda múltiplas facetas do feminino sob o prisma da mulher enquanto sujeito nos campos simbólico, sexual e político.

As apresentações são realizadas pela SP Escola de Teatro Digital a partir do dia 12 de abril,  segundas e sextas às 17 e 20h, quartas às 20h (exceto dia 21). O ingresso, gratuito, precisa ser adquirido com antecedência no link.

 

 

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.