Nesta edição do Dicas da Semana, o Nós apresenta uma seleção de programações diversas, desde cinema, performance, até rodas de conversa sobre temas muito importantes. Em momentos como os que estamos enfrentando, o diálogo é fundamental, não é mesmo?!

Cinema árabe feminino

De 19 de maio até 27 de junho o Centro Cultural Banco do Brasil promove a 2ª edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino. Uma seleção de mais de 40 filmes – entre curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários – apresenta a multiplicidade dessas cinematografias através de filmes realizados por mulheres em países como Egito, Líbano, Palestina, Sudão, entre outros.

O festival é gratuito e os filmes serão exibidos virtualmente no site , onde também consta a programação completa que inclui debates, mesas redondas e uma masterclass com a diretora palestina Larissa Sansour, conhecida por obras de ficção científica. Haverá também um tributo para a diretora libanesa Jocelyne Saab (1948-2019), ex-repórter de guerra que realizou dezenas de filmes ao longo de sua carreira, e uma homenagem para a diretora tunisiana Moufida Tlatli (1947-2021), primeira mulher árabe a dirigir um longa-metragem, que faleceu este ano por decorrência da COVID-19.

Transpassadxs

Dentro da programação do projeto “TRANSPASSADXS”, do artista Paul Parra, que, por meio da arte, apresenta relatos e histórias de pessoas trans, acontece nesta sexta-feira, 21 de maio, às 19h, um bate-papo com a multiartista Maria Mar. A live também é o lançamento da exposição em Sorocaba (SP).

A multiartista Maria Mar.

Crédito: Divulgação

Insubmissas

No mesmo dia e horário (difícil escolher!), sexta, 21, às 19h, acontece o lançamento do e-book  “Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas”, publicação do coletivo Diálogos insubmissos de mulheres negras, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

Ao acessar os textos desta obra, a leitora poderá se conectar de muitas maneiras com os vários nordestes, por meio de 9 autoras, com perspectivas que buscam assegurar o bem viver para as pessoas pretas.

A live contará com a presença de Dayse Sacramento, Christiane Gomes, Manoela Barbosa e Núbia Regina , além de intervenção artística de Rool Cerqueira. O evento rola no YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo.

Suspiro poético

No sábado, dia 22, às 18h , uma iniciativa do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo (SP) exibirá projeções de uma perfomance poético-corporal de Yasmin Riso e Keithy Alves nas paredes do Teatro Flávio Império, em Cangaíba, zona leste de São Paulo, em frente ao Parque Daniel Marques, onde é possível assistir mantendo o distanciamento social necessário. E também acontecerá transmissão nas redes sociais.

Mobilidade antirracista

No sábado acontece também um bate-papo importante sobre mobilidade urbana e sua relação com as tensões raciais. O primeiro encontro do Ciclo de Lives Mobilidade Antirracista será realizado dia 22 de maio, às 19h, no canal de Youtube da editora Autonomia Literária, com participação de Neon Cunha, Tainá de Paula, Lúcia Xavier e Rafaela Albergaria.


Nós, mulheres da periferia está com uma campanha de financiamento recorrente no Catarse. Apoie o jornalismo independente feito por mulheres, apoie o Nós. Acesse catarse.me/nosmulheresdaperiferia para nos apoiar.


Leia também

Dicas da semana: 3 lições raciais nos filmes do Oscar

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.