Nessa edição de nossas dicas, Nós listamos diferentes atividades culturais de teatro, dança e cinema que vão rolar no fim de semana, para dar opções de escolha para você, ou, se puder, aproveitar todas elas! A lista tá muito boa, se liga!


Dança nas bordas


Entre os dias 6 e 22 de agosto acontece a 4ª Edição do Dança nas Bordas, mostra de dança nascida e criada na região sul da cidade de São Paulo. Sob a coordenação do diretor e bailarino Rodrigo Cândido, fundador da Cia. Diversidança, o evento traz como proposta apresentar artistas de diversas tendências e linguagens e potencializar a produção de dança nas periferias.


Neste ano, o evento tem formato híbrido, ou seja, grande parte das atrações é online, acompanhada de uma parte presencial, seguindo as exigências dos protocolos de segurança. O Dança nas Bordas traz exibições de espetáculos, videodanças, documentários e bate papos, sempre com transmissão no canal no Youtube.


Já na sexta-feira, dia 6, às 19h, acontece a exibição do documentário (An)Danças, do Coletivo Olhares de Guiné, e às 20h, apresentação do espetáculo CORPO FESTA, do Coletivo Desvelo.


No sábado, a partir das 19h, são realizadas exibições de vídeo dança e acontece o bate-papo “Como resistir dançando pelos cantos?”. Domingo, às 17h, a apresentação “Bambaquerê” para crianças com o Grupo Corpo Molde, e às 18h30, a Cia Diversidança apresenta “Dançando por alguns cantos”.


A programação de toda a mostra está disponível nas redes sociais da Cia Diversidança.


Luiz Gama


Na quinta-feira, dia 5 de agosto, aconteceu o lançamento do filme “Doutor Gama”, em cartaz nos cinemas. O longa, do cineasta Jefferson De – diretor de M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, Bróder, dentre outros – conta a história do jornalista e escritor abolicionista Luiz Gama e conta com grande elenco, como César Melo, no papel de Gama, Dani Ornellas, além de Zezé Motta. O trailler já promete!



Todos os gêneros


De 4 a 13 agosto acontece a 8ª edição da Todos os gêneros: mostra de arte e diversidade, promovida pelo Itaú Cultural. A partir do tema Corporalidade, gênero e sexualidade: uma reflexão sobre o exercício da arte e afirmação da sexualidade nos corpos divergentes, serão realizados espetáculos, oficina, performance poéticas e mesas de bate-papo para provocar reflexões sobre o assunto.


As atividades necessitam de reserva de ingresso pela plataforma Sympla. A programação completa está disponível no site do Itaú Cultural.


Fim?


No próximo fim de semana, dias 7 e 8 de agosto, às 15h, o Grupo Esparrama realiza lives da temporada Conheça Outro Fim, que vai até setembro com apresentações de literatura, audiovisual, dublagem, música, ilustração e outras expressões artísticas.


Na série de lives, o grupo recebe artistas de múltiplas linguagens para apresentar releituras poéticas de temas abordados em seu premiado espetáculo “FIM?”, como a necessidade de recuperar a natureza e a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis, além de tratar do fim que pode se dar pela falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.


O espetáculo FIM? foi criado em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017.


Além das lives artísticas, o Grupo Esparrama convida escolas e profissionais da educação para participarem de lives paradidáticas todas as quintas e sextas-feiras, de 5 de agosto até 23 de setembro, sempre às 15h. Nesses dias, o espetáculo FIM? será transmitido na íntegra, com tradução em Libras, e após a apresentação haverá interação com o elenco.


Podem participar estudantes e profissionais da educação e o Grupo Esparrama irá disponibilizar gratuitamente um material paradidático, com propostas que dialogam com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU.


As apresentações são gratuitas e serão transmitidas no Facebook do Grupo Esparrama com tradução em Libras. Para agendar a participação as comunidades escolares devem acessar o formulário fixado na página do grupo no Facebook ou na bio do Instagram @grupoesparrama.


Ouça também:


https://nosmulheresdaperiferia.com.br/podcast/conversa-de-portao-19-producao-audiovisual-periferica-na-pandemia/


Nós, mulheres da periferia está com uma campanha de financiamento recorrente no Catarse. Apoie o jornalismo independente feito por mulheres, apoie o Nós. Acesse catarse.me/nosmulheresdaperiferia para nos apoiar.

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.