Eu não sei se estou vivendo ou só observando que, nos últimos tempos, várias séries e filmes  disponíveis nas plataformas de streaming estão trazendo reflexões sobre relações amorosas.

Pode ser um recado do universo – ou do algoritmo mesmo – mas essa semana a gente compartilha essa seleção.

Confira!

História de um casamento

Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar.

Crédito: Reprodução / Histórias de um casamento

O filme História de um casamento (Noah Baumbach, 2019) já não é tão recente, mas vale mencionar porque talvez tenha sido o que abriu as portas para a temática. Apesar do título, o longa-metragem conta uma história a partir do divórcio de um casal, evidenciando as motivações e conflitos que fizeram eles chegarem até lá. Um drama cheio de diálogos e discussões que faz muita gente se identificar e se emocionar. O filme rendeu indicação ao Oscar de melhor filme em 2020, e Scarlett Johansson ganhou como melhor atriz coadjuvante. Dá pra assistir na Netflix.

Cenas de um casamento

O filme mostra o relacionamento conturbado de Marianne e Johan.

Crédito: Reprodução/Cenas de um casamento

A série Cenas de um casamento (Hagai Levi e Amy Herzog, 2021) é inspirada em um filme clássico do cineasta sueco Ingmar Bergman, de 1973. A história acompanha o relacionamento em crise do casal Marianne e Johan.

Monogamia, traição, arrependimento são questões presentes, e, ao longo de cinco episódios, a série reflete sobre os obstáculos e limites dos sentimentos.  Dá para assistir na HBO Max

Malcolm & Marie

Estrelado e produzido por John David Washington e Zendaya como os personagens titulares.

Crédito: Reprodução / Malcolm & Marie

Malcom & Marie (Sam Levinson, 2021) é um drama estrelado e produzido pelos atores estadunidenses John David Washington e Zendaya. Em preto e branco, a história acompanha as discussões do casal que dá nome ao longa, que discutem após a estreia do filme do personagem, um cineasta. Referências ao universo do cinema, questões raciais, machismo, drogas e doenças mentais são elementos presentes no roteiro. As atuações são muito fortes. Dá para assistir na Netflix!

 

Really Love

O filme se passa em Washington, D.C. e centra o romance entre um artista lutador e um ambicioso estudante de direito

Crédito: Reprodução/Really Love

Outro filme protagonizado por gente preta bonita que vale a pena assistir  é o romance Really Love (Angel Kristi Williams, 2020). Um pintor em ascensão e uma jovem estudante de direito se apaixonam, mas grandes expectativas ameaçam o futuro da relação. Dá para assistir na Netflix!

Tudo vai ficar bem

Estava procurando séries para treinar o espanhol e me surpreendi com Tudo vai ficar bem (Diego Luna, 2021), produção mexicana que conta a história de um casal separado que continua morando junto para o bem da filha. Em tom de comédia, cheio de autocríticas à cultura hipster, desconstruída, feminista (sim, por que não?!), a série questiona o que significa ser família no mundo moderno. Também disponível na Netflix!

Leia também


Para o Nós seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, precisamos da sua ajuda. Acesse nossa campanha de financiamento no Catarse e veja como contribuir a partir de R$ 10.

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.