É fato que vivemos em uma sociedade racista, em que os resquícios da escravidão ainda são desmerecidos e, muitas vezes, distorcidos, e o racismo aparece por aí disfarçado de opinião.

Ainda temos muito que avançar. Por aqui, em nossas dicas culturais, vamos valorizar o protagonismo das vozes negras, que têm muito a contar e compartilhar!

Se liga!

Mostra de Cinemas Africanos

O Sesc São Paulo promove, de 1º a 10 de outubro de 2021, a Mostra de Cinemas Africanos (MCA), que exibe 30 títulos de ficção e documentário de 16 países, a maioria inéditos no Brasil.

O ciclo online e gratuito apresenta 12 sessões (dez longas e dois programas de curtas), legendados em português, além de um curso e catálogo digital. Entre os destaques da programação estão exemplos recentes do cinema de gênero da África do Sul, Nigéria e Uganda, e curtas dirigidos por mulheres, com uma mostra competitiva simultânea com o Benin e uma seleção de produções árabes do norte da África.

O principal foco curatorial deste ano é o cinema de gênero. As exibições acontecem na plataforma Sesc Digital e contam com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.

Festival FALA!

Donminique Azevedo, jornalista e especialista em Raça, Gênero e Sexualidades está presente no FALA!

Crédito: divulgação

De 1 a 8 de outubro, acontece de forma online a segunda edição do FALA! – Festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas. A iniciativa debate o papel dos meios de comunicação como ferramenta na construção de uma democracia plena, discutindo a importância da cultura, identidade e diversidade de linguagens na área.

Entendendo que a difusão de informações ocorre para além dos profissionais de jornalismo, o Festival FALA! promove uma programação de debates e cursos com participação de pesquisadores do tema na academia, que atuam na comunicação de base e nas manifestações artístico-culturais da América Latina; e de agentes que comandam plataformas independentes de jornalismo em diversas regiões do Brasil.

A mesa de abertura do festival acontece no dia 1º de outubro, sexta-feira, às 19h, com o tema “Como o jornalismo, a arte e a cultura podem colaborar na reconstrução desse mundo moderno que se encontra em ruínas?”. Participam desta conversa mediada por Laércio Portela, editor e cofundador da Marco Zero Conteúdo, a jornalista e pesquisadora Rosane Borges; Donminique Azevedo, jornalista e especialista em Raça, Gênero e Sexualidades; e a cantora e escritora Fabiana Cozza.

Além dos painéis, o evento traz, ainda, o curso “Jornalismo, o mundo moderno e as novas formas de mediação”, que será ministrado pela professora pós-doutora Rosane Borges de 5 a 8 de outubro, com participações de Maju Coutinho, Flávia Lima, dentre outros.

As mesas do FALA! – Festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas serão transmitidas no YouTube no canal do Sesc Paulista.

SLAM BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

 

Entre 30 de setembro e 3 de outubro acontece a 8ª edição do SLAM BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada.

Na quinta e sexta-feira, entre 17 e 22h,  acontecem as chaves eliminatórias, com participação de 24 poetas, representando 13 estados do Brasil.

No sábado, das 18 às 22h, e domingo, entre 18h e 20h, acontecem as finais, que vão eleger quem ganha a competição em 2021. Toda programação será transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

 

Álbum Fé Refeita de Kimani

Campeã veterana em premiações do Slam BR, a poeta-musicista Kimani, acaba de lançar um disco. No álbum “Fé Refeita”, Kimani interpreta composições autorais, evocando sua religiosidade e criando texturas emocionais e afetivas de uma voz feminina e preta. É lindo!

O álbum está disponível nas plataformas de áudio e o videoclipe de uma das canções está no YouTube.


Para o Nós seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, precisamos da sua ajuda. Acesse nossa campanha de financiamento no Catarse e veja como contribuir a partir de R$ 10.


 

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.