Quem aí gosta de ler? Eu adoro, mas nem sempre é fácil, não é mesmo? Falta tempo, espaço, rotina. Isso até já foi tema de um episódio podcast Conversa de Portão por aqui. Bem, mas para quem tá afim de começar ou manter o hábito de uma boa leitura, confira algumas dicas que selecionamos essa semana!

Viva Carolina

Carolina de Jesus é uma grande inspiração para a equipe do Nós, mulheres da Periferia. A gente até homenageou ela no documentário que produzimos: Nós, Carolinas. Assista aqui.

A escritora está ganhando novas edições de seus livros pela Companhia das Letras, um bom motivo para entrar em contato com sua obra. Além disso, ao longo do mês de agosto, a editora está realizando festival #VivaCarolina, com uma série de encontros online para celebrar o lançamento.

Na próxima quarta-feira, 18 de agosto, às 19h, acontece o debate “Um conselho de Carolina Maria de Jesus”, com participação de Amanda Crispim, Conceição Evaristo, Fernanda Miranda, Fernanda Felisberto, Raffaella Fernandez, Vera Eunice de Jesus e Selminha Ray. As transmissões acontecem no Youtube e Facebook.

Literatura Livre

O Sesc São Paulo, por meio do projeto Literatura Livre, disponibiliza gratuitamente uma série de livros para acesso por meio digital. As obras, de domínio público de diferentes países, foram traduzidas e editadas para o português e estão disponíveis em diferentes formatos (ePub, Kindle, PDF).

No site do projeto estão disponíveis onze obras, em quatorze volumes, que vão desde contos de crianças chinesas, contos folclóricos africanos, a clássicos da literatura como Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.

Delivery de livros

Já pensou em pegar um livro emprestado e receber ele em casa? Isso é possível na zona sul de São Paulo, na região do Jardim Olinda, Jardim Catanduva e Parque Regina. Essa é uma iniciativa da Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino, um coletivo formado por mulheres maravilhosas que promovem a leitura e a literatura nas periferias.

Para solicitar empréstimos, é só entrar em contato com as meninas pelo Whatsapp! Anota o número aqui!

Boa leitura na melhor idade

Para quem tem mais de 60 anos é possível participar do Clube de Leitura 60Maior bem estar e envelhecimento saudável, um grupo que promove encontros virtuais a cada 15 dias para conversar sobre os livros disponibilizados. Participar de um clube de leitura é uma experiência coletiva de partilha muito interessante, vale a pena! Para se inscrever, é necessário preencher este formulário.

Leia também

https://nosmulheresdaperiferia.com.br/noticias/cidinha-da-silva-a-literatura-expande-nosso-dialogo-com-o-mundo/

———————————————————————————————————————————–

Apoie o jornalismo independente feito por mulheres, apoie o Nós. Acesse catarse.me/nosmulheresdaperiferia para nos apoiar.

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.