Dicas culturais para aproveitar o fim de ano em SP

Então é Natal ♪ . e o que tem de rolê cultural em SP? A jornalista Lívia Lima preparou uma lista para aproveitar este final de semana.

Por Lívia Lima

15|12|2022

Alterado em 15|12|2022

Então é quase Natal, fim de ano está aí na nossa porta, mas as atividades culturais não param em São Paulo. Esta semana temos uma seleção de alguns eventos para aproveitar o fim de ano em SP. Confira! 

Natal Solidário e Chico César

A Universidade de São Paulo finaliza o ano de 2022 com o espetáculo Natal Solidário na USP que une o cantor e compositor paraibano Chico César com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e artistas convidados. 

A apresentação acontece na sexta-feira, 16 de dezembro, às 16h, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). Na entrada do evento a Central Única das Favelas (Cufa) arrecadará alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação à comunidades do Butantã. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos online no site cultura.usp.br e uma cota será reservada para o dia do evento. Serão disponibilizados 10 mil ingressos para o público.

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) tem entrada pelo portão 11, na avenida Prof. Mello Morais (Av. da Raia) – Butantã. 

Image


Chico César, Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e Orquestra de Câmara (Ocam).

©divulgação

O Inusitado Encantamento Xondaro

O coletivo Museu do Inusitado, grupo das regiões do Capão Redondo e Jardim São Luís,  produziu o documentário O Inusitado Encantamento Xondaro, gravado na Aldeia Nhaderekoa, em Itanhaém.

O documentário está sendo exibido em algumas bibliotecas públicas de São Paulo, acompanhado de um Sarau com abertura e encerramento poéticos, além de um bate-papo com lideranças indígenas sobre a produção, a luta e arte mística do Xondaro, técnica de luta utilizada pelos guaranis para defesa de seu território (tekoa). Também conhecida como uma dança, que se configura um ritual em defesa do sagrado e a sobrevivência de tais conhecimentos únicos dos povos originários.

No sábado, dia 17, a partir das 11h, o coletivo se apresenta na Biblioteca Nuto Sant’Anna: Praça Tenório de Aguiar, 32 – Santana, zona norte de São Paulo.

Image

ocê sabe o que significa Xondaro? Trata-se de uma técnica de luta utilizada pelos indígenas guaranis para defesa de seu território.

©divulgação

Miticax

O projeto Míticax, é uma instalação de fotos hiperdimensionadas, sobrepostas com depoimentos em texto, de mulheres de mais de 60 anos, moradoras do bairro da Casa Verde na cidade de São Paulo. 

Mulheres negras, brancas, originárias, imigrantes, mães, avós, filhas, proletárias, donas de casas, periféricas, e ao mesmo tempo, invisibilizadas pela sociedade, e muitas vezes, pelas suas próprias comunidades. Entretanto, todas elas têm um legado e uma trajetória quanto precursoras de toda transformação e crescimento de seus bairros. 

O trabalho utiliza arquiteturas da própria Casa Verde, como as paredes dos muros, como plataforma para uma exposição fotográfica que altera a paisagem e proporciona uma interação visual com o público. A proposta é de uma exposição de fotos “ativa”, onde obra, história e espectador se misturam.

O Míticax ficará exposto até que o material perdure, como é comum na cultura do lambe. A exposição fica na Rua Dr. Sebastião de Lima, nº 293, Casa Verde Alta, zona norte. 

Image

Mulheres de mais de 60 anos, moradoras do bairro da Casa Verde na cidade de São Paulo.

©divulgação

Mulheres da Coragem

Sábado, dia 17, das 14h às 19h a Okupação Cultural Coragem em Itaquera, zona leste, promove a 2ª edição da Feira Mulheres da Coragem, com exposição e venda de artes, artesanatos, brechós, sex-shop, alimentação e até tatuagem. 

Haverá também serviços gratuitos de design de sobrancelhas e maquiagem e terapias holísticas, individuais e em grupo. 

No encerramento da feira acontece o Sarau D’Essa Gente, a partir das 20h.  A Okupação Cultural Coragem fica na Rua Vicente Avelar, 53 – Cohab 2 – Itaquera.