médicas negras, dia do médico, saúde, mulher

Dia do médico: sete médicas negras para fortalecer

Confira o trabalho de médicas que prestam atendimento humanizado e especializado na saúde da população negra.

Por Mariana Oliveira

18|10|2023

Alterado em 18|10|2023

O dia 18 de outubro marca a celebração do Dia do Médico no Brasil. A data, com origens na religião católica, faz referência a memória de São Lucas, um profissional da medicina atuante na época de Cristo e, posteriormente, considerado padroeiro dos médicos.

Em 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) mostrou que pouco mais de 3% dos médicos no país são negros, número irrisório se comparado aos 56% de população negra no país (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, 2022). O alto número de profissionais brancos na área, também é sentido por pacientes, que relatam descaso e racismo durante o atendimento. Como o relatado por algumas leitoras do Nós, mulheres da periferia em matéria publicada em setembro.

Para dar visibilidade ao trabalho de médicas negras brasileiras, selecionamos sete doutoras, de diversas especialidades, que mantêm um espaço seguro de atendimento. Confira:

Ginecologia e obstetrícia

Larissa Cassiano: Médica desde 2012, especializou-se nas áreas de ginecologia, obstetrícia e gestação de alto risco. Atende em seu próprio consultório, localizado na capital paulista. Com mais de 58 mil seguidores nas redes sociais, costuma tirar dúvidas e dar dicas sobre a saúde da mulher de forma descomplicada.

Fatima I. Oladejo: Especialista em ginecologia e obstetrícia. Fatima possui experiência em cuidados no Sistema Único de Saúde (SUS) e preza por um atendimento feminista, antirracista e anti-LGBTfóbica. Atualmente, a doutora atende na Clínica Memorial Fatima Oladejo, no Rio de Janeiro (RJ).

Andrea Menezes Gonçalves: A ginecologista é mestre em saúde materna e infantil. Com clínica sediada em São Paulo (SP) é Rio de Janeiro (RJ), em suas consultas preza pelo atendimento humanizado, inclusivo, equitário e personalizado. Andrea, além de médica obstetra, é palestrante e criadora de conteúdo digital.

Saúde da população negra

Denize Ornelas: Médica de Família e Comunidade, é especialista em medicina preventiva e social, palestrante e professora. Desenvolve trabalhos e pesquisas centradas na saúde da população negra. Atualmente, coordena o Grupo de Trabalhos (GT) Saúde da População Negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família (SBMFC) e é membro do GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Thatiane Awo Yá: Médica formada em Cuba, é especialista em atenção primária em saúde e em medicina de família e comunidade. Seus trabalhos são focados em medicina ancestral, ginecologia natural e medicina holística. Atualmente, é responsável técnica da Clínica de atenção primária no Município do Rio de Janeiro (RJ). Nas redes sociais, tira dúvidas sobre a saúde da mulher negra e faz sugestões de leitura para enegrecer a bibliografia.

Dermatologia

Katleen da Cruz Conceição: Pioneira em medicina estética especializada na pele negra, possui certificações nacionais e internacionais. Costuma atender no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP) e é conhecida por cuidar da pele dos famosos. Entre os nomes mais populares estão Thaís Araújo, Lázaro Ramos, Preta Gil, Juliana Alves e outros.

Oftalmologia

Kemi Salami: Médica oftalmologista de formação, é especialista em plástica ocular, catarata, glaucoma e prevenção de doenças oculares. Defensora do atendimento humanizado, a médica atende em clínicas na cidade de São Paulo (SP).