O Instituto de Referência Negra Peregum está com inscrições abertas até o próximo dia 17 para a primeira formação do “Curso de Enfrentamento às Mudanças Climáticas e ao Racismo Ambiental”. Clique aqui e acesse o edital completo. Inscreva-se aqui.

“É de extrema relevância pautar o racismo nas discussões sobre impactos ambientais e justiça climática, tendo em vista que a população negra, periférica e de comunidades tradicionais, em geral, são as mais afetadas pela degradação progressiva do meio ambiente causada pela ganância e pelo modo de produção capitalista”, afirma Izabela Santos, consultora ambiental do Instituto de Referência Negra Peregum.

A iniciativa inédita conta com a parceria da confluência IYALETA – Pesquisa, Ciência e Humanidades e com o Centro Integrado de Direitos Humanos, programa de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Projeto vai selecionar 10 (dez) estudantes negros(as) de todo o território nacional, que comprovem ingresso nas universidades públicas pelas Ações Afirmativas, atualmente matriculados(as) entre o 2º e o 6º semestre, e que não recebam qualquer bolsa, de nenhuma modalidade, seja de permanência ou fomento à pesquisa de caráter público ou privado.

Os estudantes selecionados para o ciclo de estudos serão contemplados com uma bolsa no valor de R$ 800 mensais durante os nove meses de formação com o projeto.

“Estamos trazendo à tona esse assunto de forma pioneira ao convocar estudantes negros(as) a pesquisar e se engajar nessa causa tão essencial para as próximas décadas. Somos uma organização negra refletindo para que nossa população crie alternativas de vida e possibilidades de enfrentamento ao genocídio ambiental que se anuncia”, conclui Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.


Mais do que notícias, trazemos um jeito de ver o mundo.
Assine e integre nossa comunidade: catarse.me/nosmulheresdaperiferia

Temas: