Este episódio do podcast Conversa de Portão integra a série Feminismos, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

A primeira temporada da série Feminismos, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, está chegando ao fim. E para encerrar, o episódio #44 do Conversa de Portão questiona: o que significa o feminismo para você? Em um tom coletivo, a história dessa vez é como quatro mulheres se encontraram com este conceito.

Para começar essa conversa, a jornalista Semayat Oliveira parte do seguinte princípio: mulheres negras brasileiras não lutavam pelo direito de trabalhar porque já trabalhavam, mas lutavam e ainda lutam por uma condição digna de trabalho. Ou seja, na vida real o feminismo não fez sentido para todas ao mesmo tempo, mas mesmo com embate político o desejo de todas sempre foi avançar.

Nos últimos anos, especialistas apontam um aumento no número de ataques a mulheres e movimentos que se declaram como feministas. Ao mesmo tempo, cresce também uma onda antifeminista. Para debater esse assunto e para uma definição mais cotidiana deste movimento, a âncora do episódio conversa com Mara Lúcia, servidora pública na área da saúde e integrante da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, Luana Bispo, presidente da ONG Lar Maria e Sininho, e com as jornalistas Lívia Lima e Jéssica Moreira, do Nós, mulheres da periferia.

Ouça aqui:

_____________________________________________________________________________________________________________________
Nós, mulheres da periferia está com uma campanha de financiamento recorrente no Catarse. Apoie o jornalismo independente feito por mulheres, apoie o Nós. Acesse catarse.me/nosmulheresdaperiferia para nos apoiar.
_____________________________________________________________________________________________________________________