Entre outros eventos que ocorrem no 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a data será marcada por manifestações em várias cidades do Brasil. Movimentos sociais e organizações convidam a população para ir às ruas no dia 20 de novembro protestar contra o racismo e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Em 2021, a celebração dessa data completa 50 anos.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra,  foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

De acordo com a Coalizão Negra por Direitos, que reúne diversas organizações do movimento negro, os atos vão unificar a tradicional marcha pelo Dia da Consciência Negra com a série de manifestações “Fora Bolsonaro”. Será então usado o mote “Fora Bolsonaro Racista”. Segundo a coalizão, são mais de 60 atos confirmados em todo o Brasil, há também mobilizações marcadas em outros quatro países.

O Nós, mulheres da periferia, fez uma lista de 10 protestos que vão acontecer no país nesse dia. Confira!

  • São Paulo (SP)

Na cidade de São Paulo, o ato acontecerá a partir das 12h com concentração no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). A 18ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo vai contar com apresentações de artistas e grupos da comunidade negra e também com ato de abertura por líderes de religiões de matriz africana. A manifestação deve seguir até as escadarias do Theatro Municipal de São Paulo, onde ocorreu a fundação do MNU (Movimento Negro Unificado).

O evento deste ano tem apoio da Campanha Nacional Fora Bolsonaro, e é organizado pelo MNU, Uneafro Brasil, UNEGRO (União de Negras e Negros pela Igualdade), CONEN (Coletivo de Entidades Negras) e Círculo Palmarino.

  • Rio de Janeiro (RJ)

Na cidade do Rio de Janeiro, a manifestação do dia 20 de novembro começará às 13h, com concentração no Viaduto Negrão de Lima, também chamado de Viaduto de Madureira.

  • Belo Horizonte (MG)

Em Belo Horizonte, o ato acontecerá a partir das 15h com concentração na Praça da Liberdade, no bairro Funcionários.

  • Recife (PE)

Em Recife, a Marcha da Consciência Negra de Pernambuco acontecerá a partir das 14h, com concentração no Pátio do Carmo. O evento é organizado pela Anepe (Articulação Negra Pernambuco). Após a manifestação, ocorre na Praça do Arsenal o Festival de Cultura da Articulação Negra de Pernambuco, marcado para às 18 horas.

  • Salvador (BA)

Em Salvador, a 42ª Marcha da Consciência Negra Zumbi e Dandara terá início às 13h com concentração no Largo do Campo Grande. Entre as pautas da manifestação está a titulação de terras quilombolas e fim do genocídio da população negra. O evento é organizado pela Coalizão Marcha da Consciência Negra Zumbi e Dandara.

  • João Pessoa (PB)

Em João Pessoa, o ato deve acontecer a partir das 9h com concentração no Lyceu Paraibano. Acontecerá ainda outro ato no dia anterior, 19, no Teatro Santa Rosa às 14h.

  • Belém (PA)

Quem está em Belém, poderá participar da marcha do Dia da Consciência Negra no Mercado São Brás, o ato deve começar às 8h.

  • Brasília (DF)

Em Brasília, o ato do dia 20 de novembro está marcado para às 15h no Museu Nacional.

  • Porto Alegre (RS)

Para quem está em Porto Alegre e quer participar do ato, deve ir até o Largo Glênio Peres  a partir das 15h.

  • Florianópolis (SC)

Em Florianópolis, a marcha do Dia da Consciência Negra vai acontecer na Praça da Alfândega, com concentração marcada para às 9h.