O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, o segundo maior centro cultural de São Paulo, possui um Fab Lab Livre SP, atualmente a maior rede pública de Fab Lab do mundo. No dia 29 de abril, sábado, o local receberá às 15h a roda de conversa é ‘’A cidade é de todos e todas’’, que abordará a exclusão de pessoas negras e periféricas em espaços públicos da cidade.
A ideia da roda de conversa surgiu da indagação dos jovens participantes, um grupo composto por cinco mulheres e quatro homens, que questionaram por quê as pessoas pretas, as pessoas periféricas e as mulheres não ocupam certos espaços da cidade, mesmo quando estes são públicos.
O evento pretende debater como o racismo e o preconceito presentes na sociedade influenciam o uso do espaço pelas pessoas. Mostrando que ainda é necessária muita luta para que os espaços da cidade sejam conquistados por todos os cidadãos. Por fim, também tem o objetivo de que essa discussão possa gerar reflexões sobre o nosso papel e nossos direitos dentro da cidade.
A roda de conversas terá presença da arquiteta e urbanista Joice Berth, especialista em Direito Urbanístico pela PUC-MG, que estuda questões raciais e de gênero e como elas influenciam na ocupação e no direito a cidade. Joice também é suplente da Câmara Técnica de Legislação Urbanística do IAB-SP.
Serviço:
sábado 29/04 às 15h00
A Cidade é de Todos e de Todas
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Rua Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

bairro de Cidade Tiradentes visto do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes crédito: Programa Jovens Urbanos

 Cidade Tiradentes visto do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes | Crédito: Programa Jovens Urbanos (Flickr)