Na noite de ontem aconteceu no Auditório do Ibirapuera a abertura da 5ª edição do Estéticas das periferias, evento promovido pela Ação Educativa com apoio de órgãos públicos, privados e movimentos culturais que realiza anualmente uma mostra da recente produção artística das periferias de São Paulo.

Na abertura do evento foi realizado um debate sobre cultura e política com a participação de Gabriela Valim e Renata Prado, jovens moradoras da zona leste que organizam o Festival 15 contra 16, que por meio da música atrai os jovens para discutir a proposta de lei da redução da maioridade penal.
As meninas abordaram muito a importância de a mulher da periferia ocupar espaços de discussão e produzirem cultura. “Agora nós, mulheres jovens e negras da periferia, somos protagonistas”. Também compôs a discussão a atriz Roberta Estrela D’Alva.

Debate sobre Cultura e Política na abertura do Estéticas das Periferias.

Debate sobre Cultura e Política na abertura do Estéticas das Periferias.


O Estéticas das Periferias acontece até domingo, dia 30 de agosto, com programação extensa em todas as regiões da cidade. O Nós, mulheres da periferia destaca alguns eventos produzidos e dedicados às mulheres:
Dia 26 (quarta-feira) – Show da rapper Sharylaine no Centro Cultural da Juventude (CCJ) , às 18h. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha.
Dia 27 (quinta-feira) – Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, com Tássia Reis, às 20h, no Centro de Formação da Cidade Tiradentes. Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes.
Dia 28 (sexta-feira) – Projeto #QueBatuqueéeste? com o bloco afro Ilú Obá de Min, composto exclusivamente por mulheres, às 16h.Praça da Rua Ibiraiara – Jardim Vista Alegre.
Dia 28 (sexta-feira) – Sarau do coletivo de mulheres negras Mjiba e Poetas Ambulantes no Sesc Campo Limpo, às 19h. Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Parque Arariba.
Dia 30 (domingo) – Valnitta (Anitta Cover) na Fábrica de Cultura Sapobemba, às 14h. Rua Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta.
Dia 30 (domingo) – MC Negaly na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, às 14h.  Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo, São Paulo/SP.
Confira a programação completa: http://esteticasdasperiferias.org.br/2015/