O Estado laico, a importância da educação em sexualidade e práticas educativas e preventivas nas escolas serão um dos temas tratados  no Seminário “Jovens Multiplicadores em Direitos Sexuais e Reprodutivos”, amanhã, dia 11,  das 9 às 16 horas,  no CEU Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.
Destinado à professores (as), gestores e gestoras de saúde e sociedade civil, o evento contará com a presença de Edson Luiz Amario, Diretor da Delegacia Regional de Ensino (DRE) Guaianases, Dulce Xavier, Secretária adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Cecília Nobumoto, Área Técnica da Saúde da Mulher (SMS), Gabriel Medina, Coordenador da Coordenadora da Juventude (SMDHC) e Maria Adrião, Representante da Unicef. Ao final, será realizado um debate com os/as participantes.
As inscrições podem ser feitas no local e o evento é uma realização da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
11_11_AgendaProgramação
Seminário “Jovens Multiplicadores em Direitos Sexuais e Reprodutivos”
Local: CEU Inácio Monteiro – Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n – Cidade Tiradentes
9h30 – A importância da educação em sexualidade para adolescentes e jovens na perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos
Coordenação: Maria Lúcia Silveira – Assessoria de Ações Temáticas da SMPM
Sandra Unbehaum – Doutora em Educação, Diretora do Depto. de pesquisas educacionais da Fundação Carlos Chagas
10h10 – O acesso aos direitos sexuais e reprodutivos – O papel da escola e dos profissionais de educação
Thaís Gava – Mestre em Saúde Coletiva Unifesp e integrantes do Grupo de Pesquisa Gênero, Direitos Humanos e Raça/Etnia da FCC.
10h40 – O Estado Laico na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos
Dulce Xavier – Secretária Adjunta da SMPM
11h20 – 12h30 – Debates
Intervalo para almoço
14h – Sexualidade, Saúde e direitos reprodutivos: desafios para as ações e práticas educativas e preventivas na escola e nos serviços de saúde.
Coordenação: Coordenadoria da Juventude
Dra. Atene de Marco França Mauro – Área Técnica de Saúde da Criança e da Juventude
Jacqueline Brigagão – Profa. Dra. do Departamento de Obstetrícia da USP Leste
14h40 – Contribuição da Educação entre pares para a efetividade dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens
Ana Lúcia Cavalcanti – Dra. Em sexualidade /FMUSP e Assessora de Saúde – Ações Temáticas da SMPM
15h30 às 16h – Esclarecimentos e Debates