Domingo é Dia das Mães e nesta edição de Dicas da Semana indicamos o trabalho musical de mulheres que além de mãezonas são também excelentes artistas! 

Negra Li

Negra Li é considerada um dos principais nomes femininos do rap nacional.

Liliane de Carvalho, a Negra Li, é uma das referências no hip hop e abriu muitas portas para as mulheres no rap. 

Sua carreira começou com o grupo RZO , que já tem mais de 20 anos e passou por diferentes gêneros musicais, até mesmo em trabalhos como atriz. 

A cantora da Brasilândia, zona norte de São Paulo, é mãe de Sofia Kimani e Noah Malilk. Aos 42 anos, seu último single, “Era uma vez Liliane”, conta sua trajetória e tem participação dos filhos. 

Stefanie

6 cantoras para escutar neste Dia das Mães

Stefanie é mãe de Malena e Humberto.

De Santo André (SP), Stefanie começou sua carreira em 2006 no grupo de rap“Simples” com os parceiros Kamau, Rick e DJ Will. 

Em 2017 compôs o primeiro grupo do rap nacional formado só por mulheres, o Rimas e Melodias, junto com Alt Niss, Drik Barbosa, Karol de Souza, Mayra Maldjian, Tássia Reis e Tatiana Bispo. 

A mãe de Malena e Humberto, de voz inconfundível também, tem um amplo trabalho solo. 

Lurdez da Luz

6 cantoras para escutar no Dia das Mães

Em 2002, Lurdez da Luz inciou sua carreira no importante grupo Mamelo Sound System, depois de sua saída, seguiu uma sólida carreira solo.

Crédito: divulgação

A rapper Lurdez da Luz começou sua carreira no grupo Mamelo Sound System, iniciou o trabalho solo em 2009, e desde então já lançou três álbuns. Fez parcerias com Black Alien, Naná Vasconcelos, Nação Zumbi, e até artistas internacionais, como Afrika Bambaataa. É mãe de Rogê e Pérola. 

Bell Puã

6 cantoras para escutar no Dia das Mães

Isabella Puente de Andrade, conhecida pelo nome artístico de Bell Puã, é cantora, compositora, atriz e poeta.

Crédito: divulgação

Isabella Puente de Andrade,  Bell Puã, começou sua carreira como poeta se apresentando nas batalhas de Slams de Pernambuco. Em 2017 foi a vencedora do Slam BR e representou o Brasil na Copa do Mundo de Slam de 2018 na França. 

Com dois livros publicados, em 2021 lançou seu primeiro trabalho musical com o single “Dale”. Seu filho Jorge tem três anos. 

 

Luedji Luna

6 cantoras para escutar no Dia das Mães

‘Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água” foi lançado em outubro de 2021.

Crédito: Helen Salomão

A cantora baiana Luedji Luna é filha de militantes do movimento negro, sendo seu pai também músico, e traz em suas produções marcas de sua ancestralidade. 

Com mais de 10 anos de carreira, tem dois álbuns, sendo o último, “Bom mesmo é estar debaixo d’água” indicado para o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Ela e o também músico Zudizilla são pais de Dayo. 

MC Rebecca

6 cantoras para escutar neste Dia das Mães

Morena tem três anos.

Rebecca Alves – a MC Rebecca – ficou mais conhecida após Ludmilla gravar a música “Cala a Boca” de sua autoria. A funkeira já fez parcerias com diversos artistas como Anitta, Kevin o Chris, e até Elza Soares.  

Além de cantora, a carioca também tem um trabalho como modelo e já foi rainha das passistas do Acadêmicos do Salgueiro. É mãe de Morena, de cinco anos, que tem um perfil onde esbanja fofura nas redes sociais. 

Temas:

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.