provas enem 2024

O que é necessário saber sobre a inscrição no Enem 2025?

Taxa de inscrição é de R$85; estudantes concluintes do ensino médio em escola pública são isentos

Por Beatriz de Oliveira

27|05|2025

Alterado em 27|05|2025

Na segunda-feira (26) tiveram início as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e seguem até dia 6 de junho. A prova, que será realizada em novembro, é uma das formas de acessar o ensino superior, sendo necessária para participação nos programas Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). No ano passado, o exame contou com 4,3 milhões de inscritos em todo país.

Neste texto, reunimos informações sobre as inscrições para o Enem 2025. Confira!

Inscrição no Enem deve ser feita na Página do Participante 

Para realizar a inscrição no Enem, basta acessar o site Página do Participante com sua conta Gov.br e, em seguida, informar os dados pedidos pelo sistema, como CPF e data de nascimento. 

página de inscrição do Enem

©Página do Participante

Para concluir a inscrição é necessário pagar uma taxa de R$85, por meio de boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 11 de junho.

Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública não precisam pagar a taxa de inscrição, mesmo que não tenham pedido a isenção. Além disso, para esse público a inscrição será pré-preenchida, sendo assim, o estudante só precisa confirmar a inscrição e optar pela prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar.

Além disso, os participantes que necessitam de atendimento especializado durante a prova devem solicitar no momento da inscrição. O serviço é voltado para as situações de: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.

Exame volta a servir como certificado de conclusão do ensino médio

Neste ano, o Enem volta a ser para certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial para estudantes maiores de 18 anos. Quem deseja realizar a prova por esse motivo, deve informar isso na inscrição. Aqueles que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) não precisam pagar a taxa de inscrição. 

Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio através do Enem, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e pelo menos 500 pontos na redação.

Provas serão realizadas em novembro 

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Mas, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

No primeiro dia de prova, os estudantes responderão a questões objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia; e também farão uma redação. Já no segundo dia, serão aplicadas questões de matemática, química, física e biologia.

Redação: que tal dar uma olhada no Nós?

Vários temas das redações do Enem já foram pautados no Nós, mulheres da periferia. É o caso das duas edições mais recentes, com “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, em 2024, e “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, em 2023. Então, fica a dica para você que vai fazer inscrição no Enem esse ano: acompanhe o Nós.