
Oficina de roteiro voltada para mulheres negras tem inscrições abertas
Como é possível, em um país de maioria negra, a completa ausência de mulheres negras como diretoras e roteiristas? Com a proposta de contribuir com a mudança desse cenário excludente, uma oficina voltada para mulheres negras será ministrada em São Paulo. As interessadas em se aprofundar no universo audiovisual terão a oportunidade de […]
Por Redação
10|10|2017
Alterado em 10|10|2017
Como é possível, em um país de maioria negra, a completa ausência de mulheres negras como diretoras e roteiristas? Com a proposta de contribuir com a mudança desse cenário excludente, uma oficina voltada para mulheres negras será ministrada em São Paulo.
As interessadas em se aprofundar no universo audiovisual terão a oportunidade de se inscrever nesta oficina de roteiro até domingo (15). O curso será ministrado por um dos mais importantes consultores de roteiro da América Latina o roteirista e escritor cubano Eliseo Altunaga, parceiro de Pablo Larrain (Tony Manero, Neruda, No) e Andrés Wood (Machuca, Violeta Foi Para o Céu).
Com a proposta de fortalecer roteiristas negras brasileiras e suas narrativas autorais, o curso irá proporcionar diálogos e reflexões que gerem ferramentas para estruturas narrativas e personagens, para a escrita dos roteiros e para o futuro desenvolvimento de projetos audiovisuais no formato de curta-metragem.
Dados recentes sobre a participação de mulheres no audiovisual coletados pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema) mostram que um país com 51% de mulheres, há apenas 19% nos cargos de direção e 23% em roteiro. É preciso mudar esse cenário e ocupar também esses espaços.
Das 15 vagas, oito serão destinadas a realizadoras residentes fora de São Paulo, que terão passagem e hospedagem pagas pela oficina. Para se inscrever para o processo seletivo, confira o regulamento e preencha o formulário de inscrição.
Crianças são bem-vindas para acompanharem suas mães ou cuidadoras nas atividades da oficina.
A ação é uma parceria entre o Espaço Itaú de Cinema e o site Mulheres Negras no Audiovisual Brasileiro.
A oficina será realizada entre os dias 2 e 5 de novembro. No dia 6 de novembro, Eliseo Altunaga também fará uma aula aberta ao público em geral, no em que abordará a construção do relato e dos pontos de vista narrativos dialogando com questões de gênero e raça, na qual serão tratados de forma mais resumida alguns dos temas desenvolvidos ao longo do curso. Essa atividade acontece, na sala 1 do Espaço Itaú Augusta, às 20h.
Confira o regulamento
Preencha aqui o formulário de inscrição
Cronograma
- 23/10 – Resultado da seleção da oficina
- 02 a 05/11 das 9h às 15h – Oficina com Eliseo Altunaga no Espaço Itaú Augusta | Anexo – para as realizadoras selecionadas
- 06/11 às 20h – Aula Aberta com Eliseo Altunaga no Espaço Itaú Augusta | Sala 1 – aberta ao público com retirada de ingressos uma hora antes.
Nova lei garante reconstrução dentária pelo SUS, mas exige comprovação de violência doméstica
Conversamos com Masra Abreu, da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), sobre a Lei 15.116/2025, seus avanços, os riscos de exclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade e os caminhos para que a reparação seja, de fato, integral e transformadora