Mc Luanna: tímida na vida pessoal e afrontosa nos palcos
Nome fundamental no rap nacional da atualidade, o hit Kit Rosa deu início a sua trajetória na cena. Desde então, a rapper só cresce
Por Beatriz de Oliveira
25|08|2023
Alterado em 28|08|2023
Mc Luanna vem marcando presença no rap nacional com rimas de peso em faixas como ‘Maldita‘, ‘Seu Particular’ e ‘Surtada‘. A artista faz questão de demarcar a separação entre a MC Luanna e a vida pessoal enquanto Luana Oliveira. Baiana de nascença, cria da cidade de Ubaitaba, mudou-se para São Paulo ainda criança, aos oito anos.
Apesar de nunca ter tido o sonho de se tornar rapper, sempre adorou escrever e compor. Em setembro de 2020, durante a pandemia de Covid-19, decidiu publicar alguns vídeos cantando em suas redes sociais. Sua primeira música foi Kit Rosa. Depois foi a vez de Bonde da Hello Kit, que também conta com clipe. Desde então, a rapper acumula novos lançamentos.
Hoje, se dedica exclusivamente à sua carreira, mas no início não era assim. Conciliava a rotina de trabalho, curso e música. Considera que sua consolidação como cantora lhe trouxe mais segurança financeira, mas os desafios seguem presentes.
“Quanto mais você cresce, mais vontade dá de desistir das coisas, não é como as pessoas pensam. No mundo da música não tem ninguém que te ensine, ainda mais quando você é independente”, pontua.
Em junho de 2022 a rapper lançou o EP Maldita, com quatro faixas. Seu objetivo foi ressignificar o termo maldita, normalmente usado para ofender mulheres periféricas. “Nessa vida nunca correu por mim/ então para de me chamar de interesseira”, diz um trecho da música Quem Jura Mente, a terceira do EP.
44 é o número da Mc Luanna
Mc Luanna tem um número: 44. É o nome de sua mixtape, de uma música e virou até um gesto para identificar a rapper. A princípio, o número era usado para diferenciar Luana de uma vizinha com o mesmo nome, então ela era a Luana do 44 – número de sua casa. Mas virou algo muito maior. “Virou uma marca, uma forma de identificar meus fãs, uma tatuagem, até meu CNPJ começa com 44”, afirma.
“Tudo que eu canto é só relato/ Sei que pode tá um pouco perdido/ Talvez minha rima faça isso/ Pode me chamar de 44”
Trecho da música “44”, de Mc Luanna
Lançado em setembro de 2022, o álbum 44 apresenta ao público quem é a rapper. Segundo ela, as quatro primeiras faixas são sobre Luana Oliveira, e as outras quatro sobre a Mc Luanna. A divisão entre carreira e vida pessoal é essencial para a rapper.
“São duas personalidades totalmente opostas, mas que se completam. A Mc Luanna é muito pra frente, eu como Luana, jamais teria essa postura. Sou uma pessoa tímida, quieta. A Mc Luanna é só no fone e no palco”, diz.
Fotógrafa registra cotidiano de crianças na Favela da Rocinha
Nascida e criada na Favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), Salem fotografa o dia a dia da comunidade a fim de quebrar estereótipos e realçar potências. Por meio desse trabalho, ficou conhecida como a Fotogracria, “a cria que tira foto dos cria”. Entre os seus trabalhos, se destacam as fotos […]