Eleições 2024: conheça 5 candidatas negras a prefeitas
No dia 6 de outubro, primeiro turno das eleições 2024, brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores
Por Beatriz de Oliveira
30|07|2024
Alterado em 30|07|2024
No dia 6 de outubro, primeiro turno das eleições 2024, brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos mais de 5,5 mil municípios do país. O Nós, mulheres da periferia selecionou cinco candidatas negras a prefeitas em diferentes cidades do país. Confira!
Talíria Petrone – Niterói (RJ)
Talíria Petrone é atualmente deputada federal pelo PSOL-RJ e pré-candidata a prefeita de Niterói (RJ). Aos 39 anos de idade, se define como mulher negra, feminista, socialista. É licenciada em História e mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Social. Em 2016 foi a vereadora mais votada de Niterói.
Talíria Petrone é atualmente deputada federal pelo PSOL-RJ
©reprodução Instagram/@taliriapetrone
Gabriella Borges – Porto Seguro (BA)
Gabriella Borges é pré-candidata a prefeita de Porto Seguro (BA) pelo partido PSOL. Em 2021, foi eleita como presidenta do partido em Porto Seguro, se tornando a primeira travesti a ocupar esse posto em um partido político no Brasil.
Gabriella Borges é pré-candidata a prefeita de Porto Seguro (BA)
©reprodução internet
Camila Valadão – Vitória (ES)
Camila Valadão é candidata à prefeita de Vitória (ES) pelo partido PSOL. Em 2022, a assistente social se tornou a deputada estadual na história do Espírito Santo.
Camila Valadão é candidata à prefeita de Vitória (ES)
©reprodução internet
Dani Portela – Recife (PE)
Dani Portela é deputada estadual e candidata a prefeita de Recife (PE) pelo partido PSOL nas eleições 2024. É historiadora, advogada popular e atua na defesa dos direitos das mulheres. Em 2020, foi a vereadora mais votada na capital pernambucana.
Dani Portela é deputada estadual e candidata a prefeita de Recife (PE)
©reprodução internet
Charleide Matos – Palmas (TO)
Charleide Matos é pré-candidata a prefeita de Palmas (TO) pela Federação Rede Sustentabilidade-PSOL. Se define como negra, feminista, periférica e defensora dos direitos humanos. É cabeleireira, estuda Direito e atua em projetos sociais através da Casa Pérolas Negras.
Charleide Matos é pré-candidata a prefeita de Palmas (TO)
©reprodução internet