Eleições 2022: conheça as duas únicas mulheres eleitas governadoras

Fátima Bezerra (PT) foi reeleita para governar o Rio Grande do Norte no primeiro turno e Raquel Lyra (PSDB) é a primeira mulher a governar o estado de Pernambuco.

Por Amanda Stabile

30|10|2022

Alterado em 31|10|2022

Nas eleições de 2022, a disparidade de gênero já pôde ser vista logo nos resultados do primeiro turno: havia apenas uma mulher dentre os 15 governadores eleitos: Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte. Neste domingo, Marília Arraes (PSB) e Raquel Lyra (PSDB) foram ao segundo turno disputando o governo do estado de Pernambuco e Raquel Lyra foi eleita com 58,85% dos votos válidos. Conheça a história das duas únicas mulheres eleitas governadoras nessa eleição:

Fátima Bezerra (PT)

Maria de Fátima Bezerra nasceu em maio de 1955 em Nova Palmeira, distrito do município de Picuí (PB). Já adolescente, na década de 1970, a filha de Severino Bezerra de Medeiros e de Luzia Mercês do Amaral se mudou com a família para Natal, a capital do Rio Grande do Norte.

Lá, ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e se formou pedagoga, em 1980. No mesmo ano, além de trabalhar como professora na rede municipal de Natal, fundou e se tornou vice-presidente da Associação dos Orientadores Educacionais, cargo que exerceu até 1982, e foi presidente da organização até 1985.

Fátima também se engajou na luta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, da qual foi secretária-geral e presidente até 1994. E fundou, ainda, o Fórum Estadual dos Servidores Públicos.

Entre 1994 e 2002, a pedagoga foi eleita duas vezes como deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é filiada desde 1981. Em 2002, foi eleita deputada federal com mais de 160 mil votos, cargo para o qual também foi reeleita nas votações de 2006 e 2010.

Dentre seus feitos durante esses anos, Fátima presidiu a Comissão de Direitos Humanos, a Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior e a Comissão de Educação. Também foi relatora da Medida Provisória que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Entre 2015 e 2019, eleita com mais de 800 mil votos, a política exerceu quatro anos de mandato como Senadora pelo Rio Grande do Norte. Após ser eleita governadora do estado em 2018 com mais de um milhão de votos, seu primeiro-suplente, Jean-Paul Prates (PT) assumiu como Senador.

Nas eleições de 2022, Fátima Bezerra foi reeleita para governar o Rio Grande do Norte no primeiro turno. Ela recebeu 1.066.314 votos, número que representa quase 60% dos votos válidos no estado. Em entrevista recente, a governadora apontou que dentre as prioridades de seu governo estarão a realização de concursos públicos, o aumento de escolas com tempo integral e o investimento na recuperação das estradas estaduais.

Raquel Lyra (PSDB)

Em dezembro de 1978, nascia em Recife (PE), Raquel Teixeira Lyra Lucena, filha de Mércia Lyra e de João Lyra Neto, ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito de Caruaru (PE). Raquel também é mãe de João, de 12 anos, e Fernando, de 10 anos, e viúva do empresário Fernando Lucena, que faleceu em outubro deste ano.

É a primeira governadora do estado de Pernambuco. Raquel cresceu em Caruaru e se formou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco,  com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Aos 19 anos, decidiu se tornar servidora pública. Foi advogada do Banco do Nordeste, delegada da Polícia Federal entre 2002 e 2005. Também foi procuradora estadual, sendo responsável pela redação final do Pacto Pela Vida – política pública de segurança, construída a partir da articulação de diversos setores da sociedade e dos três poderes.

Sua carreira política começou em 2010, quando foi eleita deputada estadual e assumiu a Secretaria da Criança e da Juventude. Em 2014, foi presidente da Comissão Constituição e Justiça. Em 2015 foi eleita prefeita de Caruaru, se tornando a primeira mulher a assumir esse cargo na cidade. Foi reeleita em 2020 com quase 70% dos votos.

Durante seus mandatos, criou o Juntos Pela Segurança em Caruaru, inspirado no Pacto Pela Vida, e sua gestão foi premiada como referência em Segurança Pública, Educação, Transparência e Transformação Social.