Dicas da semana: arte para elevar o protagonismo e orgulho negro

Jornalista Livia Lima indica atividades culturais que destacam o protagonismo e orgulho negro. Se liga!

Por Lívia Lima

26|11|2021

Alterado em 26|11|2021

Novembro está acabando, um mês em que reforçamos aquilo que é importante para o Nós o ano todo: vidas negras importam!

Nesta edição, selecionamos algumas dicas de atividades culturais que destacam o protagonismo e orgulho negro! 

Se liga!

Festival Feira Preta 

Até dia 10 de dezembro está rolando o Festival Feira Preta, celebrando os vinte anos da Feira Preta, maior evento da América Latina voltado para empreendedores, tecnologias e artes, uma iniciativa de Adriana Barbosa, eleita no ano passado uma das 22 principais lideranças em negócios sociais do mundo. Não é pouca coisa, né?!

O Festival este ano, assim como em 2020 está sendo totalmente online, com uma grande programação que conta com bate-papos, shows e exibições de filmes. Nesta sexta-feira, dia 26 de novembro, temos como destaque o show de Teresa Cristina! 

Toda a agenda e acesso às programações estão disponíveis no site oficial do evento.

Afropunk 

O Afropunk – maior festival de cultura negra do mundo – desembarca no Brasil para uma edição virtual, transmitida diretamente de Salvador (BA) neste sábado, dia 27 de novembro. 

A primeira edição brasileira do festival internacional será realizada no Centro de Convenções Salvador e vai contar com transmissão ao vivo pelo Youtube, a partir das 15h30.

Com curadoria musical de Larissa Luz, às 17h30, o evento traz shows de diversos artistas como Margareth Menezes, Tássia Reis, Luedji Luna, dentre outros. Imperdível!

Benjamin de Oliveira

O Itaú Cultural, espaço localizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), inaugura neste sábado, dia 27 de novembro, a Ocupação Benjamin de Oliveira, apresentando vida e obra de um dos mais importantes artistas circenses do Brasil.

Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, Benjamim fugiu com o circo aos 12 anos. Multiartista, foi palhaço, ginasta, acrobata, músico, cantor, dançarino, ator, autor de músicas e peças teatrais e diretor de companhia.

A exposição apresenta a família e a carreira de Benjamin, assim como representa o circo no Brasil entre o final do século XIX e o começo do XX. Com entrada gratuita e visitação livre, de terça a domingo, entre 11h e 19h, a Ocupação fica aberta até dia 27 de fevereiro de 2022. 

FLINO 

Poetas, escritores(as), slammers e demais artistas da palavra participam da 2ª Festa Literária Noroeste (FLINO), que acontece de 29 de novembro a 5 de dezembro. 

Com atividades presenciais e virtuais, dentre saraus, slam, conversas sobre literatura, contação de histórias, teatro, música, a 2ª edição do evento da região noroeste da cidade de São Paulo homenageia o geógrafo Milton Santos, considerado um dos maiores intelectuais negros brasileiros e referência nas reflexões sobre território. 

Com o mote “CHÃO: sob o que penso, piso e sou”, o objetivo é evidenciar as potências encontradas nas periferias como lugar pulsante de literatura, arte e cultura. 

Durante os sete dias da festa, a maior parte das atrações acontecem de modo virtual, com transmissão online por meio do Youtube e Facebook da FLINO

Haverá, ainda, algumas oficinas e atrações nas bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura e também nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da região.

Marighella

Alguém aí já assistiu o filme Marighella? Foi a minha volta aos cinemas depois de tanto tempo por conta da pandemia e eu não me decepcionei, gostei bastante! 

No próximo domingo, dia 28 de novembro, às 15h, acontece a exibição do longa, dirigido por Wagner Moura, no Cine Favela de Heliópolis, em São Paulo, seguida de discussão sobre o legado do revolucionário Carlos Marighella e sua luta por democracia e socialismo no Brasil. 

O encontro é uma realização da União da Juventude Rebelião, O2 Filmes e Paris Filmes. A atividade é presencial e gratuita e é necessário realizar inscrição prévia pelo formulário: www.bit.ly/CineFavelaMarighella 


Apoie o jornalismo independente feito por mulheres, apoie o Nós. Acesse catarse.me/nosmulheresdaperiferia e faça parte da nossa comunidade.